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Empresa vencedora irá administrar 605 km de rodovias por 30 anos e se comprometerá a realizar uma série de duplicações e outras obras previstas no edital. Leilão será em 29 de setembro, na Bolsa de Valores de São Paulo. Pedágio no Paraná no Anel da Interação está fechado a mais de um ano Giuliano Gomes/PR PRESS A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou o edital de licitação do lote 2 para concessão de rodovias no novo modelo de pedágio do Paraná. A publicação foi feita na edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira (12). Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram O lote compreende 605 km de rodovias, com trechos da BR-153, BR-277, BR-369 e das rodovias estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855, abrangendo as regiões de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro. No lote 2, de acordo com o Governo do Paraná, serão sete praças de pedágio nos seguintes trechos: São José dos Pinhais (BR-277) Carambeí (PR-151) Jaguariaíva (PR-151) Sengés (PR-151) Quatiguá (PR-092) Duas em Jacarezinho (BR-153 e BR-369). Segundo o Governo Federal, são projetados investimentos de R$ 10,7 bilhões para melhoria das rodovias. De acordo com o edital, o leilão está marcado para o dia 29 de setembro na Bolsa de Valores de São Paulo. O contrato de concessão será de 30 anos. Vencerá a concessionária que oferecer a menor tarifa de pedágio, segundo a ANTT. Depois do leilão, a homologação do resultado será dia 10 de novembro e a assinatura do contrato está prevista para o dia 26 de janeiro de 2024. Leia também: Lote 1: ANTT publica edital do lote 1 para concessão de rodovias Locais: Veja onde serão as novas praças de pedágio dos lotes 1 e 2 no Paraná Obras no lote 2 O edital prevê que as sete praças de pedágio do lote 2 sejam restauradas e modernizadas. Além disso, o edital prevê 356 km em obras de duplicação, 79 km de faixas adicionais, 38 km em vias marginais. O projeto contempla, ainda, 55 passarelas e 150 paradas de ônibus. A ANTT afirmou, também, que as rodovias deverão ter inovações tecnológicas que incluem áreas de escape e iluminação inteligente (LED). O edital prevê, ainda, que seja disponibilizado pontos de parada para descanso de caminhoneiros. Segundo o governo estadual, entre as obras previstas no lote 2 estão: Faixas adicionais na BR-277 entre Curitiba e Paranaguá; Correção de traçado do km 40 ao km 43 da BR-277; Duplicação da BR-277 entre o viaduto da Avenida Ayrton Senna e a ponte sobre o Rio Emboguaçu; Duplicação da PR-407 entre Paranaguá e Pontal do Paraná. Duplicação da PR-092 entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina; Duplicação da PR-151 e PR-239 entre Piraí do Sul e a divisa com São Paulo; Duplicação da BR-153 entre Santo Antônio da Platina e Ourinhos; Duplicação da BR-369 entre Ourinhos e Cornélio Procópio. Novos contratos de pedágio das rodovias no Paraná vão ser divididos em seis lotes, que vão a leilão separadamente g1 PR Anel da Integração: concessões terminaram em 2021 Em novembro de 2021, o fim das concessões em rodovias do estado fez com que 27 praças de pedágio do antigo Anel da Integração fossem desativadas. Com isso, a administração e manutenção das estradas se tornaram responsabilidade do poder público. Desde então, uma série de problemas foram registrados em diversas estradas que integravam o Anel. Praças de pedágio foram depredadas e tiveram fiações elétricas furtadas. A manutenção das estradas, que ficou por conta do Poder Público, também foi ponto de reclamação de motoristas e do setor produtivo. Na época, regiões foram do Anel da Integração mantiveram quatro praças de cobrança ativas. Em 2021, um cronograma elaborado pela ANTT previa o lançamento do edital de licitação para a nova concessão no primeiro trimestre de 2022. A assinatura dos contratos também era prevista para o ano passado. No entanto, uma sequência de atrasos no cronograma empurrou o lançamento do primeiro edital de concessão para 2023. Pela previsão, as assinaturas dos contratos dos seis lotes devem ser concluídas até o 2º trimestre de 2025. VÍDEOS: mais assistidos do g1 PR Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.
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