GCAST

Parceria da Alep com o Crea-PR vai qualificar debates e aprimorar fiscalização, destaca Gugu Bueno

Acordo de Cooperação Técnica foi firmado nesta segunda-feira (24)

Por Gazeta do Paraná

Parceria da Alep com o Crea-PR vai qualificar debates e aprimorar fiscalização, destaca Gugu Bueno Créditos: Divulgação

 

O acordo de cooperação técnica assinado nesta segunda-feira (24) entre a Assembleia Legislativa do Paraná e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) dará mais ferramentas de fiscalização ao Poder Legislativo, afirma o 1º secretário da Assembleia, deputado Gugu Bueno.

A parceria tem o objetivo de promover a inovação e fortalecer o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas de engenharia, infraestrutura, agronomia e sustentabilidade. Na prática, os deputados estaduais poderão utilizar os estudos e dados fornecidos pelo CREA-PR para embasar projetos de leis estaduais.

Para Gugu Bueno, a iniciativa é um avanço na busca por soluções eficientes e embasadas tecnicamente. Segundo o secretário da Alep, a parceria permitirá ampliar o papel fiscalizador do Legislativo e elevar o nível técnico dos debates na Assembleia.

“Uma das principais missões da Assembleia Legislativa é seu papel fiscalizatório. Muitas vezes, o deputado tem a vontade do debate e de atender ao calor da sociedade, mas, algumas vezes, falta o conhecimento técnico necessário para aprofundar certas questões, especialmente em áreas como obras de engenharia e infraestrutura. Com certeza, essa parceria trará muito resultado e aprofundará o debate qualificado”, afirmou Bueno.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, afirma que a ideia é ampliar parcerias como esta para outros setores. “Esta é uma parceria importante com o CREA-PR, que queremos repetir com outros segmentos, para que os projetos que tramitam na Assembleia possam ter também um olhar técnico. O propósito é buscar soluções eficientes e sustentáveis que beneficiem a população paranaense”, afirma o presidente da Alep.

Gugu Bueno ressaltou, ainda, que o convênio representa um novo patamar na relação entre o Legislativo e entidades técnicas, fortalecendo a construção de políticas públicas mais eficientes.

Estiveram presentes na cerimônia de assinatura o presidente da Casa, deputado Alexandre Curi (PSD), o 1º secretário, Gugu Bueno (PSD), a 2ª secretária, deputada Maria Victoria (PP), o deputado Fábio Oliveira (Podemos), o presidente do CREA-PR, Clodomir Luiz Ascari, e o diretor-geral da Assembleia, Wellington Dalmaz.

Cooperação técnica

O acordo prevê ações conjuntas entre a Assembleia e o CREA-PR, como a troca de dados técnicos, realização de eventos temáticos e integração entre comissões parlamentares e especialistas do conselho. A gestão da parceria ficará a cargo da Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná.

Assessoria