Créditos: Roberto Dziura Jr/AEN
Paraná deve registrar o dia mais frio do ano nesta quarta-feira
Massa de ar polar avança pelo Estado e deve trazer marcas negativas e geada ampla a partir de quarta-feira. Confira a previsão detalhada
A primeira massa de ar polar do inverno de 2026 começou a atuar sobre o Paraná na noite de segunda-feira (22) e deve provocar uma queda acentuada nas temperaturas em todas as regiões do Estado ao longo desta semana. A previsão é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), que alerta para a possibilidade de geadas amplas e até temperaturas negativas em algumas áreas.
De acordo com o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen, a terça-feira (23) já começou com sensação de frio intenso em praticamente todo o Paraná. Apesar disso, as condições atmosféricas ainda dificultam a formação de geada nas primeiras horas do dia.
"Na terça-feira, o dia já amanhece gelado nas regiões paranaenses, mas ainda com dificuldade para ocorrência de geada, tanto pelo excesso de umidade como devido à ocorrência de vento. Mas a sensação térmica estará bem inferior aos valores nos termômetros, justamente por conta do vento", explica.
O frio deve ganhar ainda mais intensidade na quarta-feira (24), quando são esperados os menores registros de temperatura do ano em diversas cidades paranaenses. Nas regiões mais elevadas do Sul do Estado, os termômetros podem marcar valores negativos. O mesmo cenário é previsto para áreas serranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
A partir de quarta-feira, a geada passa a ocorrer de forma mais abrangente no Paraná, alcançando inclusive municípios do Norte do Estado, onde o fenômeno costuma ser menos frequente.
Com o avanço da massa de ar frio e seco, a área favorável à formação de geadas aumenta significativamente. A previsão aponta para ocorrência do fenômeno em regiões do Sul, Centro-Sul, Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e também em parte do Noroeste paranaense.
Nos extremos Sul e Sudoeste, o frio será ainda mais rigoroso, com previsão de geadas fortes e temperaturas próximas ou abaixo de zero em alguns municípios.
Na quinta-feira (25), o ar polar continua atuando sobre o Estado e mantém o cenário de frio intenso. A previsão indica mais uma madrugada favorável à formação de geadas em uma extensa faixa do território paranaense.
O fenômeno poderá ocorrer desde o Oeste, na região de fronteira com o Paraguai, até Curitiba e municípios da Região Metropolitana, além dos Campos Gerais e do sul da região Noroeste.
As geadas mais severas devem se concentrar novamente nas regiões Sul, Centro-Sul e Sudoeste, especialmente nas áreas próximas à divisa com Santa Catarina.
Segundo o Simepar, a tendência é de enfraquecimento gradual da massa de ar polar a partir do fim da semana.
"Na quinta-feira ainda amanhece gelado em muitas áreas do Paraná, mas já com menos intensidade do que na quarta. Da mesma forma, sexta-feira terá menos frio do que na quinta. A massa de ar polar aos poucos vai perdendo intensidade e deslocando seu centro mais intenso em direção ao Oceano Atlântico", detalha Lizandro Jacóbsen.
El Niño deve influenciar o inverno de 2026
Além da chegada da primeira onda de frio da estação, os meteorologistas destacam que o inverno deste ano será marcado pela influência crescente do fenômeno El Niño.
Segundo o Simepar, o aquecimento das águas do Oceano Pacífico Equatorial tende a se intensificar gradualmente ao longo dos próximos meses, alcançando seu pico entre a primavera e o verão 2026/2027 no Hemisfério Sul.
Para o meteorologista Leonardo Furlan, esse cenário deve alterar o comportamento típico da estação no Paraná.
"O El Niño aumentará no Paraná a frequência de chuvas e sistemas frontais, ocasionará menor amplitude térmica, mais ocorrências de nevoeiros e geadas menos generalizadas", afirma.
A previsão climática indica que julho ainda terá períodos de frio expressivo, mas a tendência é de redução gradual da intensidade das massas de ar polar ao longo de agosto.
Já em setembro, as temperaturas devem ficar ligeiramente acima da média histórica para o período. Em relação às chuvas, a expectativa é de volumes superiores ao normal durante todo o inverno, com tendência de aumento conforme a aproximação da primavera.
Segundo Leonardo Furlan, em condições normais, o inverno é marcado pela atuação frequente de sistemas de alta pressão associados a massas de ar frio e seco, o que costuma prolongar os períodos sem chuva.
"Historicamente, durante o inverno, sistemas de alta pressão associados ao avanço de massas de ar frio e seco atuam com maior frequência, tornando os intervalos entre eventos de precipitação mais prolongados", explica.
Mesmo com a influência do El Niño, o meteorologista ressalta que ainda haverá episódios de frio intenso causados por massas de ar polar vindas da Antártica e do sul da América do Sul, favorecendo a ocorrência de geadas principalmente nas regiões Sul, Centro-Sul, Sudoeste, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba.
Por outro lado, o inverno também deverá registrar períodos de temperaturas acima da média, conhecidos como veranicos, especialmente durante o mês de agosto.
Além disso, a estação segue caracterizada pela formação frequente de nevoeiros, fenômeno comum tanto no inverno quanto no outono.
