pref santa tereza Setembro 2025

Paraná amplia cirurgias e supera metas de saúde em prestação de contas na Alep

Audiência pública na Alep apresentou avanços em indicadores do Plano Estadual de Saúde e destacou investimentos de mais de R$ 1 bilhão no Opera Paraná

Por Da Redação

Paraná amplia cirurgias e supera metas de saúde em prestação de contas na Alep Créditos: Valdir Amaral/Alep

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apresentou, nesta terça-feira (28), os resultados do segundo quadrimestre de 2025 durante audiência pública realizada pela Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O balanço destacou avanços em diferentes indicadores do Plano Estadual de Saúde (PES) e o fortalecimento de programas estruturantes, como o Opera Paraná, voltado à redução das filas de cirurgias eletivas.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o Opera Paraná já recebeu mais de R$ 1 bilhão em investimentos desde sua criação. O programa ampliou em 11% o número de cirurgias eletivas realizadas no Estado, o que tem contribuído para reduzir o tempo de espera por procedimentos. “Nossa meta é ampliar esses investimentos já nos próximos meses”, afirmou o secretário.

Implementado pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Sesa, o Opera Paraná criou a chamada “tabela Paraná”, que concede um valor adicional aos procedimentos em relação à tabela do SUS e permite a regionalização dos atendimentos. Nos últimos 18 meses, foram realizados mais de 1 milhão de procedimentos — 686 mil em 2024 e 370 mil apenas no primeiro semestre de 2025. A descentralização dos atendimentos tem evitado deslocamentos longos de pacientes e acelerado o atendimento nas regiões.

Entre os resultados do Plano Estadual de Saúde, a cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS) atingiu 95,05%, superando a meta de 92,5%. A ampliação do serviço de telessaúde também ultrapassou o previsto: já são 153 municípios com pontos de atendimento, acima da meta de 150.

A audiência também destacou avanços em políticas de atenção à mulher e à infância. A proporção de gestações em adolescentes caiu para 8,8%, abaixo da meta de 9%, e 89% das gestantes realizaram sete ou mais consultas de pré-natal, superando o objetivo de 88,5%. O Paraná ainda alcançou 96,52% de cobertura na triagem neonatal, acima da meta de 95%, e ampliou para 83,9% o número de municípios que implantaram a linha de cuidados com a pessoa idosa.

Durante a apresentação, a deputada estadual e vice-presidente da Comissão de Saúde, Márcia Huçulak, elogiou o desempenho da secretaria. “Parabenizo a Sesa por esses números. São pontos positivos que precisam ser destacados”, afirmou.

O presidente da Comissão, deputado Tercílio Turini, também avaliou o resultado como positivo. “A prestação de contas é o momento em que analisamos a gestão da saúde no Estado. Vimos que o Paraná atingiu ou ultrapassou a maioria das metas, especialmente nas cirurgias eletivas, o que reduz as filas e o tempo de espera”, disse.

Para Turini, o balanço demonstra que o Estado “está avançando em todas as áreas e, particularmente, na área da saúde”.

Acesse nosso canal no WhatsApp