RESULT

Paraná alerta para golpes em falsas doações após tornado em Rio Bonito do Iguaçu

Governo e prefeitura orientam população a doar apenas por canais oficiais; Polícia Civil investigará vaquinhas suspeitas

Paraná alerta para golpes em falsas doações após tornado em Rio Bonito do Iguaçu Créditos: Ari Dias/AEN

O Governo do Paraná emitiu um alerta sobre possíveis golpes envolvendo campanhas de arrecadação para as vítimas do tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu. A orientação foi reforçada após a identificação de iniciativas informais que têm buscado doações diretamente com moradores. A Polícia Civil já foi acionada e vai investigar vaquinhas suspeitas que, segundo o governo, não estariam chegando às famílias atingidas.

Apesar de não haver confirmação de desvios, prefeitura e governo pedem que as contribuições sejam feitas exclusivamente pelos canais oficiais, como o site e o perfil institucional da prefeitura e o Fundo Estadual de Calamidade Pública. Esses órgãos serão responsáveis pela prestação de contas dos recursos recebidos.

O secretário das Cidades, Guto Silva, afirmou que todas as formas de ajuda são necessárias, mas destacou a importância da transparência. “Do ponto de vista material, as doações de alimentos, itens de higiene pessoal e materiais de construção são fundamentais neste momento, assim como as doações financeiras enviadas por Pix para os canais oficiais da prefeitura ou do Fundo de Calamidade do Estado. Esses fundos são importantes porque permitem uma prestação de contas detalhada”, declarou.

LEIA TAMBÉM:
•Rio Bonito do Iguaçu receberá profissionais da Força Nacional do SUS

Segundo ele, surgiram casos de aproveitadores tentando se beneficiar do cenário de calamidade. “Abrimos um processo junto à Polícia Civil do Paraná para fazer uma ampla investigação das vaquinhas. Muitas dessas campanhas e apoios financeiros não estão chegando na ponta. Tem gente se aproveitando e desviando dinheiro que poderia estar ajudando na reconstrução da vida de muita gente”, afirmou.

Guto Silva reforçou o pedido de atenção aos moradores. “A gente pede para a população ficar atenta e procurar os canais oficiais para quem realmente queira ajudar. Infelizmente, num momento de dor e tanta dificuldade, ainda precisamos lidar com golpistas.”

Distribuição de materiais de construção será feita diretamente nos lares

A prefeitura também anunciou um novo procedimento para entrega de materiais de construção. A partir de agora, os moradores não devem mais buscar itens por conta própria nos centros de distribuição. A administração municipal, em coordenação com a Defesa Civil, fará a entrega diretamente nos terrenos das residências, priorizando os casos mais urgentes.

A medida busca evitar confusão, garantir organização e impedir que moradores sejam abordados por pessoas mal-intencionadas enquanto buscam materiais essenciais para reparos.

Acesse nosso canal no WhatsApp