GCAST

Pacheco fez série de críticas a Renato Freitas antes de assumir relatoria

Deputado do PP acumula publicações com ataques a Renato Freitas e já teve confronto direto com o parlamentar na CCJ da Assembleia

Pacheco fez série de críticas a Renato Freitas antes de assumir relatoria Créditos: Reprodução Internet

O deputado estadual Marcio Pacheco (PP) foi designado na última terça-feira (25) para relatar os processos abertos contra o deputado Renato Freitas (PT) no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Paraná. As representações tratam do episódio registrado em 19 de novembro, quando Freitas respondeu a um ataque racista no centro de Curitiba.

Levantamento feito pela equipe de Renato Freitas nas redes sociais do relator indica que Pacheco tem histórico de críticas recorrentes ao parlamentar. Apenas em 2024, ele publicou 28 postagens no Instagram contestando posições de Freitas e associando o deputado a atitudes que classifica como vitimização ou imaturidade política.

Em uma dessas publicações, Pacheco afirma que a conduta do colega “passou de todos os limites aceitáveis para alguém que ocupa um cargo público”. Em outro conteúdo, ele celebra a decisão do Conselho de Ética que suspendeu as prerrogativas parlamentares de Freitas por 30 dias. A medida, no entanto, acabou suspensa pela Justiça em setembro.

As postagens incluem ainda a reprodução de informação falsa envolvendo o deputado petista. Em vídeo divulgado no Instagram, Pacheco atribui a Freitas a invasão de uma igreja em Curitiba. A narrativa já foi desmentida pelo MBL e pela própria Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito. Na ocasião, Freitas e outros manifestantes apenas entraram no templo, que estava vazio, com autorização do padre Luiz Hass, para falar sobre violência racial. O episódio resultou na cassação do então mandato de vereador, decisão posteriormente revertida pelo Supremo Tribunal Federal.

VEM PRO YOUTUBE DA GAZETA DO PARANÁ

•GEC #111 – Análise do TETRA do Flamengo na Libertadores!

GERAÇÃO JOVEM #45 – ANA GROSSI | Andreo Eliezer Fontana: A força da juventude na vida pública

PURGATÓRIO | Disciplina, técnica e afeto: conversa com o adestrador Jeferson Deobald Lima

Tensão na CCJ

Pacheco e Freitas já protagonizaram um embate durante uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Alep, que ambos integram. A discussão começou quando Renato Freitas criticou a postura de um assessor de Pacheco, que estaria com expressões de deboche e desdém durante o pronunciamento do petista na reunião.

Pacheco defendeu o comportamento do assessor  e argumentou contra Renato dizendo: “O senhor não manda aqui. Baixa bola!”. Renato revidou afirmando: “E você é um coronelzinho. Baixa a bola, rapaz! Coronelzinho de meia-pataca!”. O bate-boca aconteceu em fevereiro deste ano.

Acesse nosso canal no WhatsApp