Ponto 14

Obra da Avenida Carlos Gomes avança e binário da Rua Alexandre de Gusmão é liberado para trânsito

Com a mudança, a Avenida da Lapa, recém-criada, passa a ter sentido duplo

Por Da Redação

Obra da Avenida Carlos Gomes avança e binário da Rua Alexandre de Gusmão é liberado para trânsito Créditos: Secom

Desde ontem (09) a Rua Alexandre de Gusmão tem sentido único bairro-centro em Cascavel. A inversão foi mais um avanço para a grande obra de reurbanização da Avenida Carlos Gomes e imediações. Com a mudança, a Avenida da Lapa, recém-criada, e que compreende um pequeno trecho entre as Ruas 25 de Agosto e Barão do Cerro Azul, passa a ter sentido duplo. Nesta primeira semana, os agentes de mobilidade e trânsito ficarão a postos para orientar aos motoristas e pedestres quanto à mudança de sentido da via.

Com a alteração, foi colocado em prática o binário da Avenida Carlos Gomes com a Rua Alexandre Gusmão de forma completa.

“Trabalhamos mais de um ano e meio para este momento acontecesse. Estamos entregando hoje, não é uma inauguração, mas uma liberação do binário da Rua Alexandre de Gusmão/Avenida Carlos Gomes, melhorando a trafegabilidade da região Central com a Sul e da Sul com a Central. Dividimos o fluxo de veículos com a Av. Carlos Gomes e a Rua Alexandre de Gusmão. Temos o benefício hoje de 50% de mobilidade urbana, porque criamos a terceira faixa na Carlos Gomes, algo que se esperava a mais de 20 anos e a implantação também da ciclovia. Temos ajustes para fazer ao longo dessa semana e pedimos atenção a todos os motoristas que observem as sinalizações horizontal, vertical e a semaforização”, explica o secretário de obras, Sandro Camilo Rocha Rancy.

Os semáforos da Rua Alexandre de Gusmão e da Avenida da Lapa já estão em operação. A recomendação é para que os motoristas redobrem a atenção ao passar pela via, reduzam a velocidade e respeitem a sinalização.

“Nos últimos oito anos, o governo municipal, através da Secretaria de Obras, entregou mais de 31 ruas e avenidas, todas elas com redutores de velocidade, devido à falta de conscientização dos condutores quanto ao respeito do limite de velocidade de cada via. Na Rua Alexandre de Gusmão, haverá dois redutores eletrônicos de velocidade. O primeiro a ser instalado será o que estará localizado próximo a Escola Caminhar, na Rua Delfino Dias do Prado e, posteriormente, o segundo equipamento estará localizado próximo ao Colégio Anglo, justamente em respeito às crianças, pais e idosos, que ficam à mercê da irresponsabilidade de motoristas que excedem o limite de velocidade", orienta o secretário de obras, Sandro.

Ciclovia

O projeto de revitalização da Avenida Carlos Gomes contempla também a implantação de ciclovia, da Unioeste até a Avenida Brasil. O equipamento público tem início na rotatória da Universidade Estadual do Oeste, passa pela Avenida Carlos Gomes até a Rua Delfino Dias do Prado, acessa a Rua Alexandre de Gusmão, até a Lapa, da Lapa à Rua Duque de Caxias, seguindo até Avenida Brasil interligando as principais ciclovias de Cascavel.

Área Rural

Assim como na cidade, a área rural também está dentro das ações de governo, com o olhar humano e de resolutividade. Além de todo investimento nas estradas rurais, a Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Agricultura, também investe no saneamento, para garantir água de qualidade para todos. 

Desde o fim de 2024, está sendo realizada, em parceria com a Sanepar, a reconstrução com ampliação da rede de distribuição de água potável na comunidade de Centralito, no distrito de São João do Oeste, que vai beneficiar 150 famílias. Os trabalhos estão a todo o vapor. O investimento é de R$ 1,8 milhão. A previsão é que a obra grandiosa seja concluída até o fim deste ano. 

A rede antiga foi implantada em 1994 às margens da BR-277 para atender a demanda de fornecimento de água potável dos moradores da época, incluindo a escola municipal, o colégio estadual, a igreja e o salão comunitário. Com as obras de duplicação da BR-277 e o aumento do número de usuários do sistema, se tornou necessária a reconstrução total da rede de distribuição e ainda a perfuração de mais um poço artesiano, aumentando a capacidade de 6 mil litros/hora para 26mil litros/hora, consequentemente, o aumento da extensão da rede para 25 mil metros, como forma de melhorar e garantir o acesso a todos usuários do sistema. Na obra, também está prevista a construção dos reservatórios, da casa de tratamento, e entre outros.