Nova CNH libera curso online gratuito e reduz carga horária prática
Mudanças entram em vigor nesta quarta (10) e buscam reduzir custos do processo de habilitação no Brasil
Créditos: Reprodução Internet
As novas regras para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entraram em vigor nesta quarta-feira (10) e já registram a adesão de 7,5 mil pessoas ao curso teórico online gratuito, segundo informou o ministro dos Transportes, Renan Filho.
O conteúdo pode ser acessado pelo aplicativo CNH do Brasil, lançado nesta terça-feira (9). A partir de agora, o candidato poderá optar entre estudar de forma virtual ou contratar uma autoescola tradicional.
Entre as mudanças, está a redução da carga horária mínima das aulas práticas, que caiu de 20 horas-aula para apenas duas. O cidadão também passa a ter liberdade para escolher entre aprender com instrutores autônomos, devidamente credenciados pelos Detrans, ou pelas autoescolas.
As provas teórica e prática continuam obrigatórias. No entanto, uma das novidades é que, em caso de reprovação no primeiro exame, o candidato terá direito a uma segunda tentativa gratuita.
>Veja as mudanças para as novas regras para obtenção da CNH
De acordo com o Ministério dos Transportes, cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem atualmente sem CNH, devido ao custo elevado e à burocracia do processo. Com as novas regras, o governo pretende reduzir o preço da habilitação e tirar o Brasil da lista dos países mais caros do mundo para obtenção do documento.
