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Evento é considerado um dos maiores das artes cênicas da América Latina. Programação dura duas semanas, mas equipes trabalham o ano inteiro para que ela aconteça. Parte da equipe responsável pela produção do festival Divulgação/Daniel Sorentino Para o público, o Festival de Curitiba só vai começar daqui duas semana. Mas nos bastidores, o trabalho de produção nunca termina. Na verdade, a organização da edição de 2023 começou assim que a de 2022 terminou. O núcleo administrativo do evento é formado por 30 pessoas que trabalham o ano todo. A manutenção anual do festival depende de muito planejamento. Leia tudo sobre o Festival de Curitiba Confira a programação completa do festival A diretora do Festival, Fabíula Passini, explica que, assim que uma edição termina, precisa ser feita a prestação de contas. “Uma das etapas finais é a prestação de contas às Leis de Incentivo à Cultura, que regulamentam a utilização de verba pública para a realização do Festival. Ela precisa ser concluída e aprovada para podermos, na sequência, fazermos nova inscrição do projeto nos editais e, assim, darmos continuidade a ele ano a ano”, esclarece. Um dos primeiros passos para a construção do evento quem dá é a equipe da curadoria. Para a edição deste ano, um trio de profissionais selecionou 32 espetáculos da Mostra Lucia Camargo. Conheça como foi o processo. GUIA 2023 DO FESTIVAL: acesse a versão online De acordo com a diretora do Festival, o maior desafio é montar a logística da grade de programação. Este ano são mais de 350 atrações. Como o Festival concentra muitas produções num período curto de tempo - 14 dias -,a rotatividade nos teatros é alta. Assim, é fundamental um planejamento detalhado e que funcione perfeitamente. Fabíula Passini conta que a pré-produção começa em outubro e é um grande quebra-cabeça. Durante os dias de festival, assim que um espetáculo termina, na mesma noite ele já começa a ser desmontado para o cenário da próxima montagem entrar no teatro. Para isso dar certo é preciso organizar esse fluxo com muita antecedência, definir os espaços, reservar as datas, calcular as distâncias de transporte dos cenários e dos equipamentos de som e luz e prever com precisão as chegadas e saídas de cada produção. A duas semanas da estreia do festival, a equipe está na fase de checar e ajustar todos os detalhes junto aos produtores das companhias. "Tenho orgulho de dizer que a nossa produção funciona muito bem. Às vezes, algumas questões nos preocupam e a gente até perde o sono, mas o que garante a nossa tranquilidade é o alinhamento rigoroso da nossa comunicação interna”, confessa a diretora. Uma máquina cheia de engrenagens São muitos os profissionais envolvidos na produção do Festival de Curitiba. À medida que o evento vai se aproximando, o ritmo de trabalho vai aumentando, assim como as contratações para formação de equipes. A cada edição, são empregadas diretamente cerca de 600 pessoas para trabalhar nos bastidores. A ficha técnica compreende diversos setores: direção, curadoria, produção geral, executiva, técnica, comercial, logística, comunicação, coordenação de projetos, bilheteria, fotografia, informática e funções administrativas. LEIA TAMBÉM: Festival de Curitiba: dicas ajudam público a escolher peças entre centenas de atrações da programação A missão de entender as necessidades específicas e técnicas de cada espetáculo, negociar com os produtores das companhias, definir datas, equipes de trabalho, contratar fornecedores, gerenciar os espaços e orientar cada produtor local é uma tarefa da direção de produção. Este ano essa função está com Bina Zanette. Ela explica que se prepara fazendo uma boa pré-produção, formando equipes capacitadas e comprometidas que entendem a grandiosidade do Festival. Outro setor fundamental para o sucesso do evento é o da Comunicação, que trabalha totalmente interligado com todas as demais áreas. O planejamento das redes sociais, por exemplo, acontece no mês de outubro. Em dezembro, as ações de conteúdo e divulgação já começam a movimentar e a aquecer o público. A equipe fixa é de sete pessoas, mas no início do ano sobe para 29. Como o festival é composto por sete eventos (Mostra Lucia Camargo; Fringe; Interlocuções; Risorama; Gastronomix; Mish Mash e Guritiba), cada um tem conteúdos divulgados e objetivos próprios. “O Festival só acontece e funciona porque reunimos pessoas altamente qualificadas, que se dedicam totalmente ao evento. Não vemos a hora de dar a largada e encontrar o público”, conclui Fabíula. Serviço: O que? 31º Festival de Curitiba Quando? De 27 de março a 9 de abril de 2023 Preço: Os ingressos vão de R$ 0 até R$80 (mais taxas administrativas). Ingressos: podem ser comprados no site do festival e na bilheteria física exclusiva do Shopping Mueller (piso L3), de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h. Os vídeos mais assistidos do g1 PR: q Mais notícias do estado em g1 Paraná.
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