Deputado Nelsinho Padovani confirma pré-candidatura ao Senado
Deputado federal Nelsinho Padovani anuncia pré-candidatura ao Senado Federal em 2026 e defende renovação política para destravar pautas importantes e combater a corrupção
O deputado federal Nelsinho Padovani (União Brasil) anunciou no sábado (30) sua pré-candidatura a uma das duas cadeiras paranaenses no Senado Federal em 2026.
A notícia foi dada primeiramente pelo Blog Panorama Político, de Brayan Valencio, no Portal Ric, e confirmada pela Gazeta do Paraná. A reportagem da Gazeta entrou em contato com Nelsinho, que afirmou que o Senado precisa de mudanças para destravar pautas importantes e avançar no combate à corrupção. "Eu estou colocando meu nome como pré-candidato a senador porque entendo que os problemas do Brasil estão no Senado; as coisas não andam no senado dos senadores grisalhos, comprometidos com atraso comprometidos com a corrupção".
Nelsinho Padovani tem 47 anos, está em seu primeiro mandato como deputado federal e é filho do ex-deputado Nelson Padovani (PSDB). Formado em Administração, o político possui pós-graduação em Fertilidade do Solo e especialização em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
"É preciso mudança. Eu assinei a CPI do STF, pedindo o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, e esses processos ficam parados no Senado. Agora é hora de colocarmos jovens no Senado, pessoas que defendam o direito à propriedade, a segurança jurídica, a liberdade religiosa e de expressão, dando uma chance ao futuro do Brasil. Se nós não mudarmos o Senado, o Brasil não muda".
Nelsinho recebeu 57.185 votos para deputado federal nas eleições de 2022 e também atua como representante brasileiro no Parlamento do Mercosul.
Avaliado pelo segundo ano consecutivo como destaque na Câmara dos Deputados, Nelsinho Padovani já desempenhou diversas funções antes da vida política, incluindo as de office-boy, vendedor, chefe de oficina e vereador.
Com foco no setor produtivo, Padovani busca usar seu mandato em Brasília para impulsionar a geração de emprego e renda.
Boatos
As vagas de senador paranaense que estarão em disputa em 2026 são ocupadas atualmente por Oriovisto Guimarães (Podemos) e Flávio Arns (PSB).
Além da possibilidade de tentativa de reeleição de ambos, já demonstraram interesse nas cadeiras o governador Ratinho Junior (PSD) e o líder da oposição na Câmara dos Deputados, Filipe Barros (PL).
Também são cotados para a corrida eleitoral o secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Ricardo Barros (Progressistas), a presidente do PT Nacional, Gleisi Hoffmann (PT), e o ex-senador Alvaro Dias (Podemos), que manifestou interesse em retornar ao cargo que ocupou por mais de 25 anos.
Créditos: Gabriel Porta