Não tenha filhos
📌 Ter filhos exige presença, não apenas responsabilidades — educação se constrói com participação diária.
Por Cidinha Marcon

Não tenha filhos
Não que eu seja o melhor palestrante da escola, mas o convite tem acontecido com cada vez mais frequência. Não para palestrar para crianças, mas para os pais delas. Algumas até já deram o nome de "Escola dos Pais". Parece que os pais estão perdidos, omissos, distantes... Eu falo por mais de uma hora, mas o que as escolas realmente querem que eu diga pode ser resumido em uma única frase: “Vocês têm que participar mais.”
“Mas eu não tenho tempo”, diz um pai. “Estou na correria do dia a dia”, afirma outro. “Tenho que pagar as contas”, justifica uma mãe solteira. “Trabalho o dia todo e à noite vou pra academia, pra desestressar”, diz mais uma.
Então, não tenha filhos.
Não tenha filhos se você não tem tempo. Se tem muitas contas pra pagar. Se precisa ir à academia. Se está muito cansado ou não tem paciência para lidar com crianças. Não tenha filhos.
A dona de uma creche me contou que um pai chegou ao ponto de pedir para ela abrir a escola também aos sábados e domingos, para que ele deixasse o filho lá no fim de semana. “Trabalho a semana inteira e, no final de semana, preciso dormir”, disse ele.
ENTÃO, NÃO TENHA FILHOS.
(Marcos Piangers)
Olá!
Podemos dar flores, mas cedo ou tarde elas murcham. Podemos dar presentes materiais, mas a euforia inicial logo passa. Em vez disso, tente dar afeto, pois é muito mais gratificante e maravilhoso. Os gestos são como sementes que, uma vez plantadas e doadas com amor, transformam o coração em um jardim cheio de emoções agradáveis. Não há riqueza melhor do que aquela guardada pelo coração.
Pinceladas
-
Quando as lágrimas aparecerem, aguente, sofra e ultrapasse. A única pessoa que permanece conosco por toda a vida somos nós mesmos. Viva enquanto estiver vivo.
-
Rodeie-se das coisas que ama: a família, os animais, as plantas, seus hobbies, o que quer que seja.
-
Cuide da sua saúde: se é boa, mantenha-a. Se é instável, melhore-a. Se não conseguir melhorá-la, procure ajuda.
-
Não faça viagens de culpa. Faça uma viagem ao shopping, a um lugar bonito, até mesmo a outro país — mas não vá para onde haja culpa.
-
Diga às pessoas que você as ama. Agradeça cada momento de estar com elas.
“Um dia você aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida.”
Podemos ajudar (Parte I)
A Associação de Portadores de Fissura Lábio-Palatal de Cascavel (Apofilab), mantenedora da Instituição Especializada Claudemir Conaque, conta com sua participação no desenvolvimento das inúmeras atividades que auxiliam crianças e adultos com malformações craniofaciais a suprirem suas necessidades de reabilitação e inclusão socioeducacional.
Parte II
A sede da instituição fica na Rua Hélio Richard, nº 1790, no bairro Claudete.
Sabe aquele projeto do Governo do Estado, o Nota Paraná? Pois bem: se você não quiser que seu CPF seja inserido nas notas fiscais, doe para entidades beneficentes, como a Apofilab, que vivem ‘passando o chapéu’ para manter seu trabalho ativo. Assim, elas poderão receber os recursos gerados por essas doações e continuar ajudando quem precisa.
Nilson Fante e sua amada Taniclaer- curtindo noitada festiva com os amigos. Foto: arquivo pessoal.
Yara Macanhao de bem com a vida. Foto: arquivo pessoal.
Yasmin Cavanos comemorando o segundo aniversário do lindinho Gustavo, domingo (18). Foto: arquivo pessoal.
Créditos: Cidinha Marcon