pref santa tereza agosto/2025

Museu Histórico de Cascavel recebe primeira exposição com recursos completos de acessibilidade

Museu Celso Fomighieri Sperança comemora 49 anos de atuação no Município

Por Gazeta do Paraná

Museu Histórico de Cascavel recebe primeira exposição com recursos completos de acessibilidade Créditos: Divulgação

Às vésperas de comemorar os seus 49 anos, o Museu Histórico Celso Formighieri Sperança inaugura nesta terça-feira (19), às 9h, a "Mostra Histórico-Cultural de Cascavel – Do Passado ao Presente", no Centro Cultural Gilberto Mayer.

A exposição, resultado de uma parceria entre a Secretaria Especializada de Cidadania, Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas (Sesd), por meio da Assessoria de Políticas Públicas de Inclusão e Acessibilidade (Appis), e a Secretaria de Cultura, marca um momento inédito na história cultural da cidade: é a primeira a contar, de forma integral, com recursos de acessibilidade para diferentes públicos.

Antes e depois
A mostra apresenta registros visuais que comparam o “antes e depois” dos principais marcos históricos de Cascavel, convidando o visitante a refletir sobre as transformações urbanas e sociais ocorridas ao longo das décadas. Mais do que um passeio pela memória coletiva, o evento busca fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade.

Entre os recursos que garantem uma experiência inclusiva, estão placas em braile junto às fotografias, permitindo que pessoas com deficiência visual possam interagir com o conteúdo, e um totem interativo que dá acesso ao site oficial da mostra, com tradução em Libras e audiodescrição das imagens, ampliando o alcance para pessoas surdas e com deficiência visual.


O projeto é fruto do trabalho conjunto de três secretarias municipais, Cultura, Comunicação, Planejamento e Gestão, além da Sesd, e conta com o apoio de instituições educacionais como o Núcleo Regional de Educação, o Instituto Federal do Paraná, o Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas Cegas ou com Visão Reduzida (CAP) e o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS).

A visitação estará aberta ao público no Centro Cultural Gilberto Mayer, localizado na Rua Duque de Caxias, 379, no Centro de Cascavel. A exposição é de longa duração. 

Secom

Acesse nosso canal no WhatsApp