Ministério Público investigará professora que fez saudação nazista em sala de aula no Paraná
Por Giuliano Saito
Órgão confirmou que recebeu 'pedidos de providências', que serão analisados em duas promotorias. Em nota, Colégio Sagrada Família disse que episódio foi feito por uma professora de redação e que 'tomou medidas cabíveis'. Professora faz saudação nazista em sala de aula do Paraná
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) disse na noite desta segunda-feira (10) que vai investigar denúncias feitas contra uma professora de redação que foi filmada fazendo uma saudação nazista em sala de aula. O caso aconteceu no Colégio Sagrada Família, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Assista acima.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Segundo o Ministério Público, o órgão recebeu pedidos de providências por parte da população, sem detalhar quantas denúncias foram feitas. O MP-PR disse que a investigação será feita pela 15ª Promotoria de Justiça (da Educação) e 8ª Promotoria de Justiça (Criminal), ambas de Ponta Grossa.
Nas imagens é possível ver a professora fazendo um sinal de sentido antes de estender a mão direita para frente. O gesto era usado no período do nazismo na Alemanha, quando Adolf Hitler governou o país nas décadas de 1930 e 1940 e cometeu um genocídio contra mais de 6 milhões de judeus, perseguidos pelo regime.
Em nota, a instituição afirmou não compactuar com o acontecido e não concorda com a postura da professora.
Leia também:
UEPG afasta estudantes após denúncia de troca de mensagens racistas em grupo de aplicativo
A escola disse, também, que tomou as medidas cabíveis do caso, sem detalhar o que foi feito quanto a atitude da professora. A escola também não detalhou em qual o contexto a professora fez o gesto.
O g1 tenta contato com a profissional e com o advogado de defesa dela.
Questionada se a professora foi afastada, a diretora afirmou que o assunto será tratado internamente, mas que a escola já toma providências e vai agir conforme regimento.
"Foi com certeza um ato impensado dela, imprudente, um erro. Um erro da professora", afirmou a diretora Irmã Edites Bet.
A Polícia Civil afirmou não ter sido notificada do caso até a publicação desta reportagem.
Em uma postagem nas redes sociais, o Instituto Brasil-Israel afirmou ver "com imensa preocupação o caso" e disse que a situação "exemplifica os alertas de que as ocorrências neonazistas têm crescido no Brasil nos últimos anos seja contra judeus ou outros grupos, como negros e pessoas LGBTQIA+".
Nota da escola
"Em respeito a nossa comunidade escolar, Pais, Alunos e a todos que interesse tiverem sobre o ocorrido com uma de nossas professoras da 3ª Série do Ensino Médio, afirmamos que não compactuamos e não concordamos com a postura da Professora e também repudiamos qualquer manifestação alusiva ao teor do vídeo.
O Colégio Sagrada Família em Ponta Grossa – PR tem uma história pautada pela lisura em suas ações e respeito à comunidade, por isso repudia ações que venham a ferir os valores da vida, da moral e da ética.
Bem como, em relação à funcionária envolvida nos fatos, por se tratar de questão “interna corporis”, foram tomadas as medidas cabíveis ao caso."
Vídeos mais assistidos do g1 PR:
Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.
Você também pode gostar
Leia mais: https://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/2022/10/10/ministerio-publico-investigara-professora-que-fez-saudacao-nazista-em-sala-de-aula-no-parana.ghtml