Microplásticos: a ameaça silenciosa
A poluição invisível dos microplásticos pode estar moldando silenciosamente o futuro da nossa saúde.
Por Cidinha Marcon

Corpos plastificados
Os microplásticos têm sido um tema de atenção cada vez maior dos cientistas. Um trabalho recente da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos, encontrou níveis elevados das partículas, definidas como fragmentos de diâmetro inferior a 5 mm, em cérebros analisados após autópsia. O material respondia por em média 0,5% do peso dos órgãos. Seres humanos são expostos a microplásticos por meio de químicos usados para fabricar diversos produtos, como plásticos, assim como pela presença dessas partículas minúsculas no ar, na água e nos alimentos. Os riscos à saúde ainda estão sendo investigados, mas estudos têm encontrado associações importantes entre a presença dos fragmentos no coração e um maior risco de doenças cardiovasculares.
Bingo! (?)
A notícia é de outubro de 2024, mas mais atual impossível... Presidente do PSD Gilberto Kassab, aposta em Tarcísio como seu principal ‘projeto’, seja ele governador ou presidente. Comentário de um patriota, dando pitaco: “Este é o objetivo deles. Eu acho que já tiraram Bolsonaro do jogo. Cambada de vagabundos”.
Bom dia!
Todos os dias peço a Deus que minha memória jamais me abandone. Não suportaria que ela levasse consigo a chuva que via de minha janela; o azul de cada manhã; as brincadeiras de rua; o jardim no quintal de casa; meu primeiro amor; meus amigos de verdade. Não quero minha morte despida de nostalgia. Peço a Deus, que não me prive desta despedida. Do último abraço em minhas lembranças. De um muito obrigado, à minha infância...
Sofá mata? (parte I)
Curiosamente, 50% dos ossos de uma pessoa e 50% dos músculos estão nas duas pernas. As maiores e mais fortes articulações e ossos do corpo humano também estão nas pernas. Anda 3-7 passos/dia. Ossos fortes, músculos fortes e articulações flexíveis formam o Triângulo de Ferro que carrega a carga mais importante, ou seja, o corpo humano. 70% da atividade humana e queima de energia na vida é feita pelos dois pés.
Porque beleza é hereditária: Anita Meller com sua filha Sofia Leis. Foto: arquivo pessoal.
Sessão belezura: Heloísa Sobocinski comemorando seu aniversário. Foto: arquivo pessoal.
Roberto Zelenski e Iolanda Bavio, no circuito. Foto: arquivo pessoal.
Créditos: Cidinha Marcon