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Metade dos brasileiros foi vítima de fraude em 2024, aponta Serasa Experian

Uso indevido de cartão lidera entre os golpes mais comuns

Por Gabriel Porta Martins

Metade dos brasileiros foi vítima de fraude em 2024, aponta Serasa Experian Créditos: Marcello Casal/Agência Brasil

Um estudo divulgado pela Serasa Experian nesta terça-feira (25) revela que 51% dos brasileiros sofreram algum tipo de fraude em 2024. Desses, 54,2% tiveram perdas financeiras. Os dados são do Relatório de Identidade e Fraude 2025, realizado pela empresa, que atua em análise de crédito e prevenção a crimes digitais.  

Golpes mais frequentes
O cartão de crédito clonado ou usado indevidamente foi a modalidade mais reportada (47,9%), seguida por: Pagamento de boletos falsos ou transações fraudulentas via Pix (32,8%); Phishing(mensagens ou e-mails que roubam dados) (21,6%).  

A pesquisa ouviu 877 pessoas entre 18 e 65 anos em todas as regiões do país, com margem de erro de 3,4%.  

Prejuízos financeiros 
Entre os que perderam dinheiro:  
35,5% tiveram danos entre R$ 100 e R$ 500
19,5% perderam de R$ 1 mil a R$ 5 mil;  
3,7% registraram prejuízos acima de R$ 20 mil.  

Perfil das vítimas
Homens foram mais afetados (52,5%) do que mulheres (49,3%).  
Idade influência: entre 18 e 29 anos, 40,8% foram vítimas; já entre maiores de 50, o índice salta para 57,8%.  

Tecnologia: aliada e ameaça
A Serasa destaca o avanço de ferramentas de segurança, como a biometria facial (usada por 67% em 2024, ante 59% em 2023), mas alerta para o uso criminoso de IA generativa na criação de:  
Perfis falsos realistas para burlar verificações;  
Mensagens de phishing mais convincentes;  
Deepfakes (vídeos manipulados com rostos e vozes falsas).  

Para o diretor de Autenticação e Prevenção da Serasa Experian, Caio Rocha, é importante que as empresas aprimorem constantemente tecnologias de prevenção à fraude, “combinando diferentes tecnologias para reforçar a segurança e fortalecer a confiança nos serviços digitais em toda a jornada do consumidor”.

Vazamento de dados 
16,3% dos entrevistados perderam ou tiveram documentos roubados;  
19% já compartilharam dados pessoais com terceiros, principalmente em compras online (73,7%) e abertura de contas bancárias (20,4%).  

Iniciativas contra fraudes 
Há um mês, o Ministério da Justiça e a Febraban lançaram a Aliança Nacional de Combate a Fraudes, focada em prevenção e repressão a crimes digitais.  Cartão de crédito, apesar de ser o meio mais visado, ainda é considerado o método de pagamento mais seguro pelos consumidores.