Metade dos brasileiros foi vítima de fraude em 2024, aponta Serasa Experian
Uso indevido de cartão lidera entre os golpes mais comuns

Um estudo divulgado pela Serasa Experian nesta terça-feira (25) revela que 51% dos brasileiros sofreram algum tipo de fraude em 2024. Desses, 54,2% tiveram perdas financeiras. Os dados são do Relatório de Identidade e Fraude 2025, realizado pela empresa, que atua em análise de crédito e prevenção a crimes digitais.
Golpes mais frequentes
O cartão de crédito clonado ou usado indevidamente foi a modalidade mais reportada (47,9%), seguida por: Pagamento de boletos falsos ou transações fraudulentas via Pix (32,8%); Phishing(mensagens ou e-mails que roubam dados) (21,6%).
A pesquisa ouviu 877 pessoas entre 18 e 65 anos em todas as regiões do país, com margem de erro de 3,4%.
Prejuízos financeiros
Entre os que perderam dinheiro:
35,5% tiveram danos entre R$ 100 e R$ 500
19,5% perderam de R$ 1 mil a R$ 5 mil;
3,7% registraram prejuízos acima de R$ 20 mil.
Perfil das vítimas
Homens foram mais afetados (52,5%) do que mulheres (49,3%).
Idade influência: entre 18 e 29 anos, 40,8% foram vítimas; já entre maiores de 50, o índice salta para 57,8%.
Tecnologia: aliada e ameaça
A Serasa destaca o avanço de ferramentas de segurança, como a biometria facial (usada por 67% em 2024, ante 59% em 2023), mas alerta para o uso criminoso de IA generativa na criação de:
Perfis falsos realistas para burlar verificações;
Mensagens de phishing mais convincentes;
Deepfakes (vídeos manipulados com rostos e vozes falsas).
Para o diretor de Autenticação e Prevenção da Serasa Experian, Caio Rocha, é importante que as empresas aprimorem constantemente tecnologias de prevenção à fraude, “combinando diferentes tecnologias para reforçar a segurança e fortalecer a confiança nos serviços digitais em toda a jornada do consumidor”.
Vazamento de dados
16,3% dos entrevistados perderam ou tiveram documentos roubados;
19% já compartilharam dados pessoais com terceiros, principalmente em compras online (73,7%) e abertura de contas bancárias (20,4%).
Iniciativas contra fraudes
Há um mês, o Ministério da Justiça e a Febraban lançaram a Aliança Nacional de Combate a Fraudes, focada em prevenção e repressão a crimes digitais. Cartão de crédito, apesar de ser o meio mais visado, ainda é considerado o método de pagamento mais seguro pelos consumidores.