Alexandre Curi anuncia grande investimento de infraestrutura urbana em Toledo
A Avenida Egydio Munaretto, passará por um processo completo de duplicação
Por Da Redação

Toledo vive um novo momento em sua infraestrutura urbana. O município do Oeste paranaense está recebendo um dos maiores investimentos públicos de sua história, com destaque para a duplicação da Avenida Egydio Munaretto, uma obra que promete transformar a mobilidade e ampliar a segurança viária de milhares de moradores.
O anúncio oficial foi feito nesta semana durante uma visita do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), deputado Alexandre Curi (PSD), que esteve na cidade para detalhar o andamento da obra e reforçar o apoio do Legislativo e do Governo do Estado ao desenvolvimento regional. Em coletiva de imprensa, Curi destacou a importância estratégica do projeto não apenas para Toledo, mas para todo o Oeste.
“Investimento em infraestrutura é fundamental para o desenvolvimento da cidade. O prefeito Costenaro esteve diversas vezes comigo, Toledo é uma das cidades mais importantes para o estado do Paraná, cidade que cresce, se desenvolve e o poder público tem que acompanhar o desenvolvimento econômico com obras importantes, como essa de pavimentação e duplicação do trevo”, explicou Alexandre Curi.
A Avenida Egydio Munaretto, até então uma via de pista simples, passa por um processo completo de duplicação. Todos os dias, milhares de pessoas circulam pelo trecho de carro, ônibus, bicicleta ou a pé. Com o aumento constante do fluxo de veículos e o risco crescente de acidentes, a duplicação se consolidou como uma medida estratégica, voltada tanto para a melhoria da fluidez no trânsito quanto para a segurança viária.
Inicialmente, o projeto previa a implantação de uma rotatória. No entanto, com o avanço dos estudos técnicos, a proposta foi aprimorada e agora inclui a construção de um trevo, o que vai garantir maior fluidez no entroncamento da avenida com outras vias de acesso. A mudança foi apresentada como um dos pontos mais relevantes da readequação do projeto, visando a atender melhor às necessidades do trânsito local e ao crescimento da cidade.
“A rotatória ela resolve um problema emergencial, mas é uma solução paliativa. Em uma conversa com deputados e toda uma equipe da secretaria de infraestrutura, se pensou em Toledo de forma perene, de uma forma que sustente esse desenvolvimento muito grande”, disse o prefeito do município, Mario Costenaro.
Além da obra em si, foi anunciado a liberação de novos recursos financeiros por parte do Governo do Estado para Toledo. Os valores representam o maior volume de investimento público já destinado ao município.
“A região oeste passa por uma verdadeira transformação, com obras estruturantes. O maior pacote da história do oeste do Paraná está acontecendo neste governo, e virão para os próximos anos. E Toledo está neste pacote de investimentos. Estou aqui justamente para receber os projetos, ouvir as lideranças e formalizar essa parceria”, disse o Secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.
A expectativa é que os recursos impulsionem uma série de melhorias em diversas áreas, com foco em infraestrutura, mobilidade e qualidade urbana.
“São programas importantes que são fundamentais para uma região agrícola tão importante como Toledo, e que hoje, sem dúvidas nenhuma, tem a maior parceria da história do município com o governo do estado e com recursos também da assembleia legislativa”, disse Curi.
Após a coletiva, autoridades e a população participaram da apresentação oficial do projeto no Centro de Eventos Desiré Refosko. O evento reuniu mais de 300 pessoas e contou com a presença de lideranças políticas, representantes da sociedade civil, empresários e técnicos envolvidos na obra. A mobilização refletiu o sentimento de expectativa da população toledana, que há anos aguarda por soluções concretas para os gargalos viários da região.
“Os recursos que foram autorizados aqui já estão com projetos sendo terminados. Queremos começar todas essas obras ainda esse ano. Em todas as nossas secretarias do Governo do estado, as obras que são licitadas têm 100% dos recursos garantidos. Então não tem nenhuma preocupação dessa obra paralisar por falta de recursos. Esse é o maior investimento em pavimentação urbana e rural da história do Paraná, com 100% dos recursos alocados em especial para a cidade de Toledo”, destacou o presidente da Assembleia.
Com mais de 150 mil habitantes, Toledo vem se consolidando como um dos polos econômicos e logísticos do Oeste do Paraná. A duplicação da Avenida Egydio Munaretto e a implantação do novo trevo são apontadas por especialistas como fundamentais para sustentar o crescimento da cidade com planejamento e segurança.
