Matrículas presenciais na rede estadual do Paraná seguem até sexta-feira
Prazo atende estudantes que perderam o período regular e inclui cursos técnicos gratuitos
Créditos: Lucas Fermin/SEED
O prazo para matrículas presenciais na rede estadual de ensino do Paraná termina nesta sexta-feira (16). A etapa é destinada a estudantes e responsáveis que não realizaram a matrícula no período regular, encerrado no fim de 2025. Nesta fase, o procedimento deve ser feito diretamente nas secretarias das escolas estaduais.
A medida busca garantir o acesso à educação pública a alunos que, por diferentes motivos, não conseguiram se matricular dentro do cronograma inicial. A orientação é que pais ou responsáveis procurem a escola mais próxima para verificar a disponibilidade de vagas e as modalidades de ensino ofertadas.
A rede estadual do Paraná atende cerca de um milhão de estudantes em mais de duas mil escolas distribuídas em todo o Estado. Desse total, 486 unidades funcionam em regime de tempo integral, 345 seguem o modelo cívico-militar e 533 são escolas do campo.
Além do ensino regular, a Educação Profissional e Tecnológica é ofertada em 870 escolas estaduais, com 45 cursos técnicos diferentes, distribuídos pelos 32 Núcleos Regionais de Educação. A modalidade tem como foco a inserção do estudante no mercado de trabalho e a continuidade dos estudos no Ensino Superior.
LEIA MAIS:
>Estão abertas as rematrículas na rede municipal de Foz do Iguaçu
>Temporada de rematrículas na rede municipal de ensino está aberta em Cascavel
>Governo anuncia apoio a pacientes e serviços que oferecem radioterapia
Também se encerra nesta sexta-feira o prazo para matrículas nos cursos técnicos da Educação Profissional e Tecnológica. O processo deve ser realizado presencialmente nas escolas que ofertam os cursos, mediante apresentação da documentação exigida.
Para estudantes concluintes do Ensino Fundamental, foram disponibilizadas até 55 mil vagas em cursos técnicos integrados à 1ª série do Ensino Médio. Já os cursos técnicos subsequentes, voltados a quem já concluiu a Educação Básica, somam cerca de 8 mil vagas.
Os cursos gratuitos abrangem diversas áreas, como Agronegócio, Administração, Biotecnologia, Enfermagem, Gastronomia, Formação Docente, Inteligência Artificial e Turismo, entre outras.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação do Paraná, a matrícula presencial é fundamental para assegurar que nenhum estudante fique fora da escola no início do ano letivo e para organizar o atendimento conforme a demanda de cada unidade.
Documentação exigida
Para efetivar a matrícula, é necessário apresentar comprovante de residência atualizado; certidão de nascimento ou documento oficial com foto; RG para estudantes do Ensino Médio, Educação Profissional, EJA ou maiores de 16 anos; CPF para alunos da Educação Profissional, EJA, Ensino Médio e para nascidos a partir de 2017; comprovante de vacinação para menores de 18 anos; histórico escolar ou comprovante de escolaridade. Em casos específicos, também podem ser exigidos laudo médico e documentos de tutela ou guarda.
Na rematrícula de alunos que permanecerão na mesma escola, devem ser apresentados comprovante de residência atualizado, comprovante de vacinação e eventuais documentos pendentes solicitados pela unidade. Toda a documentação entregue presencialmente é digitalizada e inserida na Pasta Individual Virtual do Estudante, conforme as normas da Lei Geral de Proteção de Dados.
