MAC Paraná promove oficina gratuita de desenho em fotografia
A atividade é gratuita e será na quarta-feira (21), das 14h30 às 16h. Durante a ação, os participantes serão incentivados a identificar elementos em fotografias que desejam destacar, modificar ou ressignificar por meio do desenho.
O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná) convida o público para a “Oficina de Desenho: Intervenções Artísticas em Fotografia”, marcada para esta quarta-feira (21), das 14h30 às 16h. O ponto de encontro é na sala 9 do MAC no MON. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.
Durante a ação, os participantes serão incentivados a identificar elementos em fotografias que desejam destacar, modificar ou ressignificar por meio do desenho. A atividade propõe uma reflexão sobre como o desenho pode interagir com a fotografia, explorando possibilidades de acrescentar ou transformar elementos visuais.
Quartas Públicas
O MAC Paraná, que ocupa duas salas no Museu Oscar Niemeyer (MON), oferece atividades interativas ao público como parte do programa Quarta Pública, realizado sempre às quartas-feiras com entrada gratuita.
O público é convidado a enviar propostas de workshops, palestras, oficinas interativas ou projetos de arte para integrar as Quartas Públicas da Sala Aberta do MAC Paraná. As propostas podem ser encaminhadas para o e-mail educativomac@seec.pr.gov.br.
Todos estão convidados a participar e contribuir. A ideia é garantir que o espaço continue funcionando como um ponto de encontro para interessados em explorar a arte contemporânea.
Sobre o MAC
A ideia da criação de um Museu de Arte do Estado alimentada por artistas e intelectuais é concretizada sob a orientação de Fernando Pernetta Velloso, então chefe da Divisão de Planejamento e promoções Culturais da Secretaria da Educação.
Em 1970 é criado o Museu de Arte Contemporânea do Paraná a partir do decreto nº 18.447, de 11 de março, pelo então governador do Paraná, Paulo Pimentel. Funciona pelo período de um ano no Departamento de Cultura (na época sediado na Alameda Augusto Stellfeld), sob a direção de Fernando Velloso. No ano seguinte instala-se provisoriamente em um casarão na Rua 24 de maio. Neste período, ainda longe de ter uma sede ideal, o MAC promove eventos inéditos, como a comemoração dos 50 anos da Semana de Arte Moderna, em 1972.
Em 1974,o prédio da Rua Des. Westphalen, esquina com a Rua Emiliano Pernetta, ocupado anteriormente pela Secretaria de Saúde e Secretaria do Trabalho, é recuperado e adequado para abrigar o MAC. Construído em 1928 e considerado de estilo eclético, o imóvel é tombado como monumento histórico da cidade de Curitiba
Recolher, abrigar e preservar obras dos mais representativos artistas brasileiros, em especial os paranaenses, é a finalidade maior do MAC-PR. Em seu acervo estão cerca de 1.800 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, tapeçarias, instalações, vídeos, entre outras manifestações artísticas, provenientes de prêmios de Salões, aquisições e doações recomendadas pelo Conselho Consultivo. O museu realiza frequentemente exposições com obras do acervo, de artistas selecionados e convidados.
O MAC conta ainda com uma biblioteca especializada em artes visuais e hemeroteca sobre artistas, instituições de arte, textos de crítica e outros assuntos relacionados à cultura, que integram o Setor de Pesquisa e Documentação. Já o Setor Educativo promove intercâmbio entre o MAC, as instituições educacionais e a comunidade em geral, com o objetivo de proporcionar uma maior participação nos seus eventos, despertar o hábito de frequentar o museu e o olhar para a arte contemporânea.
Serviço:
Oficina de Desenho: Intervenções Artísticas em Fotografia
Data: 21/08, quarta-feira
Horário: das 14h30 às 16h.
Local: MAC no MON – Sala 9
Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico - Curitiba
Acesso gratuito toda quarta-feira
Créditos: AEN
Créditos: AEN