GCAST

Lula inicia visita de Estado à Indonésia para reforçar parcerias e ampliar comércio com o Sudeste Asiático

Presidente será recebido por Prabowo Subianto em Jacarta e participará do Fórum Econômico Brasil-Indonésia; viagem inclui agendas também na Malásia

Lula inicia visita de Estado à Indonésia para reforçar parcerias e ampliar comércio com o Sudeste Asiático Créditos: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou nesta quinta-feira (23) uma visita de Estado à Indonésia, com o objetivo de fortalecer a relação estratégica entre os dois países e ampliar as oportunidades de cooperação econômica e tecnológica. Lula já está em Jacarta, onde será recebido pelo presidente Prabowo Subianto em cerimônia oficial.

A agenda inclui discussões bilaterais sobre cooperação nas áreas de ciência, tecnologia, energia, recursos minerais, medidas sanitárias e fitossanitárias, além de cooperação estatística. A recepção acontece na manhã de quinta-feira, no horário local — pouco depois da meia-noite em Brasília, devido ao fuso de 10 horas.

Brasil e Indonésia mantêm Parceria Estratégica desde 2008, a primeira do Brasil com um país do Sudeste Asiático. A relação tem se intensificado, especialmente em comércio agrícola, bioenergia, defesa e sustentabilidade. Em 2024, o intercâmbio comercial entre as duas nações atingiu recorde de US$ 6,3 bilhões, com superávit brasileiro de US$ 2,6 bilhões.

Durante a visita, Lula participará do Fórum Econômico Brasil-Indonésia, que reunirá empresários de ambos os países para discutir novos investimentos e oportunidades comerciais.

A viagem também marca um movimento estratégico do governo brasileiro em direção à Ásia, buscando estreitar laços políticos e econômicos com uma região que reúne mais de 680 milhões de habitantes. O encontro em Jacarta retribui a visita oficial feita por Subianto ao Brasil em julho deste ano, logo após a 17ª Cúpula do Brics, no Rio de Janeiro.

Na sexta-feira (24), o presidente brasileiro tem reunião agendada com Kao Kim Hourn, secretário-geral da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), cuja sede fica na capital indonésia.

Ainda na sexta, Lula embarca para Kuala Lumpur, na Malásia, onde participará da cúpula da Asean e do Encontro de Líderes do Leste Asiático (EAS). Há expectativa de um possível encontro bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ainda não confirmado.

O Brasil é atualmente o único país da América Latina com Parceria de Diálogo Setorial com a Asean, voltada à coordenação política e à cooperação multissetorial.

Acesse nosso canal no WhatsApp