Janela de oportunidades: Projeto Feirão Emprego e Indústria tem início por Cascavel
São cerca de 20 empresas ofertando mais de 2 mil vagas para quem busca uma oportunidade na área da indústria

Eliane Alexandrino/ Cascavel
Cascavel recebe pela primeira vez o 1º Feirão Emprega Indústria do Paraná. Uma estrutura gigante foi montada em frente a prefeitura para atender quem busca uma vaga de emprego no ramo da indústria.
O evento é uma parceria entre o Município e a Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), por meio do Senai e do IEL. O feirão também tem como objetivo levar mais mão de obra para empresários que sofrem com a escassez de emprego.
A Gazeta do Paraná conversou com o prefeito Renato Silva (PL) sobre o evento que também leva orientações e oficinas gratuitas para quem busca qualificação profissional.
“Esse grande evento em parceria com várias empresas tem como objetivo despertar nas pessoas o interesse em novas oportunidades. Esta é uma ótima oportunidade para ajudar quem está fora do trabalho. Temos mais de 2 mil vagas ofertadas para os trabalhadores”, afirma o prefeito”
O coordenador regional da Fiep, Gilberto Luiz Bordin, falou com a imprensa sobre a importância do feirão porque a capital do oeste foi escolhida.
“Cascavel foi escolhida como o projeto piloto. A gente vê com muita importância esta parceria com o município que realmente demonstra que o poder público municipal está muito preocupado com a escassez de mão de obra no município. Isso surgiu após várias reuniões, e isso deve se estender para todo o Paraná. A indústria paranaense é a que melhor paga em todo o Brasil, destaca”.
São mais de 20 empresas ofertando vagas. A ideia é empregar o maior número possível, afirma a coordenação. O torneiro, Josias Ribeiro dos Santos, esteve junto com a esposa no feirão. As vagas estão expostas num varal o que dá mais facilidade para encontrar, disse ele.
“Muito mais fácil. Onde nós morávamos não tinha esse leque de opção e tudo exposto para nós. Aqui tem mais oportunidades, e facilidade. Já encontrei duas opções aqui, noturno. Estou bem ansioso e feliz com a oportunidade”, comenta.
Nesta terça-feira e amanhã (16) quem passar em frente a prefeitura poderá ser direcionado para uma nova vaga de emprego, ou ainda, participar de cursos e orientações do Senai, tudo gratuitamente.
Inclusão ao emprego
O ato também marcou o lançamento institucional do programa “Inclusão ao Emprego”, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Corbélia, com a assinatura do Protocolo de Intenções entre Fiep e o Município e o anúncio da expansão do modelo de Inclusão ao Emprego para outros municípios do Paraná.
O modelo promove a autonomia financeira de famílias beneficiadas por programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, por meio de inclusão no mercado de trabalho, com apoio das prefeituras e articulação com indústrias locais.
Mais de 31 mil postos de empregos
A indústria paranaense é um dos principais motores da economia do estado, em 2024, o setor industrial foi o segundo que mais gerou vagas de emprego no Paraná, com um saldo positivo de mais de 31 mil novos postos de trabalho.
As indústrias ligadas à produção de alimentos industrializados lideraram a geração de empregos no Paraná com 9.472 novas vagas. Na sequência, aparecem as indústrias automotivas, com 3.384 vagas, as ligadas à manutenção e reparação de máquinas e equipamentos (2.732), produção de móveis (2.388), borracha e material plástico (2.288).
Dos 24 segmentos analisados pelo Novo Caged, apenas dois registraram saldo negativo no Estado: confecção e artigos de vestuário, com 1.163 desligamentos a mais do que admissões, e fumo, que ficou praticamente estável, com o fechamento de 13 postos de trabalho.
Foto: Eliane Alexandrino
