Infrações flagradas por radares diminuem 25,8% com reforço na sinalização em Curitiba
O levantamento foi feito pela Superintendência de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito.
Por Da Redação

O número de infrações de trânsito registradas pelos dispositivos eletrônicos em Curitiba caiu 25,8% nos primeiros sete meses de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado. A queda ocorreu depois que a Prefeitura de Curitiba reforçou a sinalização dos 156 radares instalados na cidade. O levantamento foi feito pela Superintendência de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito.
No período de janeiro a julho de 2025 houve o registro de 489.117 infrações, e no mesmo intervalo do ano passado, o número de notificações emitidas por radares foi de 659.616 em Curitiba.
“Reforçamos essa sinalização para mostrar aos motoristas que os radares estão aqui para orientar e para salvar vidas no trânsito”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel.
A nova sinalização dos radares implantada pela Prefeitura de Curitiba nos pontos de fiscalização onde estão instalados os dispositivos móveis teve reflexo também na queda de mais de 20% das autuações geradas por outros meios como talonários eletrônicos e manuais, e também emitidas pela Polícia Militar. Entre os meses de janeiro a julho deste ano, 766.874 notificações foram registradas, enquanto que no mesmo período do ano passado houve o registro de 961.402 autuações, uma redução de 20,2%. Confira os dados:
Pé no acelerador
De acordo com os dados da Superintendência de Trânsito, as multas por excesso de velocidade, nos primeiros sete meses deste ano, diminuíram 52,6%, passando de 61.492 infrações em janeiro para 29.134 em julho. São motoristas que trafegaram com velocidade superior à máxima permitida em até 20%.
Embora os números apontem para uma redução, as multas por excesso de velocidade ainda preocupam, e estão no primeiro lugar das infrações de trânsito registradas em Curitiba. Desde o início do ano até o mês de julho, 306.856 autuações foram geradas pelo excesso de velocidade (superior à máxima permitida em até 20%).
O superintendente de Trânsito de Curitiba, Bruno Pessuti, alerta da importância dos motoristas respeitarem os limites de velocidade para evitar acidentes. “No momento em que o motorista tem a sua visibilidade ampliada com a presença do reforço da sinalização dos radares, ele muda seu comportamento e reduz a velocidade. Quando o motorista controla a velocidade, diminui a possibilidade de um acidente acontecer, e o nosso objetivo maior é salvar vidas no trânsito”, destacou Pessutti.
Reforço na sinalização
A nova sinalização com películas refletivas nas colunas dos equipamentos de fiscalização nos 156 equipamentos começou a ser implantada no início do ano. As películas refletivas vermelhas nas colunas dos radares garantem maior visibilidade à noite ou em condições de pouca luz para os motoristas.
O reforço na sinalização dos radares inclui ainda a sinalização horizontal, com a palavra "Radar" destacada no pavimento, entre 15 e 20 metros antes de cada equipamento, com tinta termoplástica, para ampliar a visibilidade para os motoristas.
Os radares já contavam também com placas suspensas em semipórticos, que indicam a fiscalização eletrônica e a velocidade máxima permitida, além de legendas de velocidade pintadas no pavimento e placas de limite de velocidade próximas aos equipamentos.
Créditos: SMCS