GCAST

Indecisos podem definir o rumo da eleição no Paraná em 2026

Paraná Pesquisas aponta que 75,9% dos eleitores paranaenses não decidiram em quem votar nas eleições do ano que vem

Por Gazeta do Paraná

Indecisos podem definir o rumo da eleição no Paraná em 2026 Créditos: Divulgação

Com pouco mais de um ano para as eleições de 2026, o cenário político no Paraná apresenta um fator determinante: o alto índice de eleitores indecisos. A mais recente pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas revela que, mesmo em cenários estimulados, 75,9% dos eleitores ainda não sabem ou preferem não opinar.

Esse dado evidencia um eleitorado distante da definição de voto, mesmo com nomes em diversos cenários simulados.

A indecisão é maior entre jovens de 16 a 24 anos e entre o público feminino, perfis que historicamente os candidatos enfrentam mais dificuldade em engajar no início das campanhas. Além disso, mesmo nos cenários com dois candidatos apenas — como em simulações de segundo turno — o número de indecisos e votos brancos/nulos ainda é significativo, variando entre 10% e 18%.

Esse cenário reforça que a disputa está longe de ser definida. A maioria silenciosa, que ainda não escolheu seu candidato, terá papel decisivo. Para os pré-candidatos, o desafio está em conquistar esse eleitor com propostas claras, linguagem acessível e campanhas que dialoguem com as necessidades reais da população.

Enquanto os nomes mais conhecidos disputam os holofotes, quem conseguir mobilizar os indecisos poderá surpreender em 2026.

Acesse nosso canal no WhatsApp