Handebol de Cascavel joga pela redenção neste fiim de semana
As meninas do Cascavel Handebol enfrentam São Carlos neste sábado (12). Já o time masculino defende a liderança do Estadual
Por Luciano Neves

“O handebol de Cascavel joga pela redenção”. A frase que intitula essa matéria parece pesado. Dá a entender que as duas equipes cascavelenses vivem uma crise de proporções colossais. Na verdade, é ao contrário. As campanhas dos times masculino e feminino são excelentes. Mas ambos perderam seus últimos compromissos. É por isso que os dois entram em quadra neste fim de semana lutando pela recuperação.
As meninas do Cascavel Handebol enfrentaram o forte Pinheiros no sábado passado e foram derrotadas por 32 a 19. Perder para o Pinheiros, atual tricampeão da Liga Nacional, não chega a ser um problema. No entanto, a derrota deixou um gostinho meio amargo porque foi a primeira do Cascavel Handebol dentro de casa na temporada. Mas as meninas do técnico Neudi Zenatti têm uma sequência de três jogos em casa. Neste sábado (12), o time recebe o São Carlos, às 19h30, no ginásio Alice Martelli. Antes do jogo contra o Pinheiros, o Cascavel Handebol havia levado a melhor no clássico diante de Maringá. A equipe fez cinco jogos na competição com três vitórias e duas derrotas. Com isso, aparece na segunda colocação com seis pontos, dois a menos que o líder Pinheiros. Mas o time paulista tem uma partida a menos. O São Carlos é o lanterninha com apenas dois pontos. Ou seja, o Cascavel Handebol tem uma ótima chance de conquistar mais uma vitória e ganhar corpo para a fase seguinte da Liga Nacional.
Zenatti cobrou uma mudança da postura do time para o jogo deste sábado. “Primeiro, não podemos ter as atitudes que tivemos dentro de quadra no jogo passado. Temos que nos impor fisicamente, nos impor tanto defensivamente quanto ofensivamente. Jogar um pouquinho mais com alegria. São Carlos é uma equipe nova e vem crescendo dentro da Liga Nacional, vem com uma defesa forte, mas temos que nos preparar para o confronto. Vencendo esse jogo a gente encerra a fase classificatória e vamos ver o que vai acontecer lá na frente”, disse Neudi.
Masculino
O time masculino do Cascavel Handebol acabou de voltar de Sorriso, no Mato Grosso, onde disputou o Campeonato Brasileiro de Clubes. Campeão deste torneio nos anos de 2022, 2023 e 2024, o time buscava o tetracampeonato. Fez uma campanha impecável na primeira fase com três vitórias sobre o Nacional, o Sinop e o Rio Verde. Passou pelo Sport de Pernambuco nas semifinais com a vitória por 31 a 24. Mas na decisão do último sábado foi derrotado pelo Clube Português de Pernambuco por 29 a 20 e ficou com o vice-campeonato. Esta foi a sexta decisão do Brasileiro do Cascavel Handebol com três títulos e três vices. A perda do tetra deixou um gostinho amargo para a equipe.
Mas o Cascavel Handebol não tem tempo para lamentações. Neste fim de semana, o time defende a liderança do Campeonato Paranaense adulto na etapa de Pato Branco. A equipe faz um confronto direto com Maringá neste sábado (12), às 17 horas, no ginásio Dolivar Lavarda. No domingo (13), o confronto será contra Ibiporã, às 8 horas, no mesmo local.
No Estadual, o Cascavel Handebol lidera o Paranaense com doze pontos e tem 100% de aproveitamento. Maringá aparece na segunda colocação com dez pontos ganhos. O time cascavelense é dono do melhor ataque da competição com 227 pontos. Aliás, é o único dos oito participantes que passou da casa dos 200 gols no Estadual. O time também tem a melhor defesa do Estadual com 126 gols sofridos.
Créditos: Luciano Neves