Guarani é a moeda que mais se valoriza na América Latina em 2025
Paraguai registra crescimento de 18,5% frente ao dólar, impulsionado pela estabilidade econômica e dinamismo de sua atividade produtiva
Créditos: Gentileza/BCP
Em 2025, o guarani, moeda do Paraguai, se destacou como a que mais se valorizou na América Latina frente ao dólar dos Estados Unidos, registrando um aumento de 18,5%. Esse desempenho superou outras moedas latino-americanas, como o peso colombiano (16,6%) e o peso mexicano (15,6%). Em comparação, o peso uruguaio e o real brasileiro também apresentaram valorização, ambos com 12,8%, enquanto o peso argentino sofreu uma queda significativa de 29% frente à moeda americana.
Carlos Fernández Valdovinos, ministro da Economia e Finanças do Paraguai, comemorou os resultados e destacou a estabilidade econômica do país. “A força de uma moeda reflete, principalmente, o vigor da economia emissora”, afirmou. Segundo ele, o crescimento dinâmico da economia paraguaia foi determinante para o fortalecimento do guarani, que obteve a maior valorização da região. "Não foi surpresa que, em 2025, a economia com o maior dinamismo de sua atividade tenha tido a apreciação mais significativa de sua moeda", completou.
Em termos de crescimento econômico, o Paraguai teve um desempenho excepcional em 2025, com uma expansão de 6%, segundo estimativas do Banco Central paraguaio. Este índice coloca o país no topo da região, superando a Argentina, que cresceu 4,5%, e o Peru, com 2,9%. O Brasil, por sua vez, registrou um crescimento de 2,4%, ligeiramente abaixo da média continental de 2,7%.
Para 2026, o Paraguai prevê um crescimento de 4,2% e uma meta de inflação de 3,5%, conforme o Informe de Política Monetária (IPOM) divulgado em dezembro pelo Banco Central do Paraguai. O cenário para o próximo ano é considerado positivo, com "sem pressões significativas" no horizonte econômico.
Com informações do H2Foz
