RESULT

Governo do Paraná define empresas que vão administrar novos colégios do Programa Parceiro da Escola

Grupo Apogeu, Impulso e Tom Educação assumem gestão administrativa de 13 unidades; programa chega a 95 colégios no Estado

Governo do Paraná define empresas que vão administrar novos colégios do Programa Parceiro da Escola Créditos: Gabriel Rosa/AEN

O Governo do Paraná definiu, nesta sexta-feira (16), as empresas que irão administrar os colégios estaduais incluídos na nova etapa do Programa Parceiro da Escola. A partir da contratação, as instituições privadas passam a ser responsáveis pela manutenção da infraestrutura, pelos serviços administrativos e pela gestão de equipes terceirizadas de limpeza e segurança nas unidades de ensino.

A escolha das empresas ocorreu por meio de sessão on-line, com participação das instituições credenciadas no Edital de Chamamento Público nº 17/2024. A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) classificou as propostas com base em critérios técnicos, como capacidade operacional, presença regional e adequação da formação docente, todos comprovados documentalmente.

Com o resultado do processo, o Grupo Apogeu ficará responsável pela administração de quatro colégios: o Colégio Estadual Victor do Amaral e o Colégio Estadual Homero Baptista de Barros, em Curitiba; o Colégio Estadual Gildo Aluísio Schuck, em Laranjeiras do Sul; e o Colégio Estadual Carneiro, em Roncador.

A empresa Impulso assumirá a gestão administrativa de cinco unidades: o Colégio Estadual Bandeirantes, em Campina Grande do Sul; o Colégio Estadual Maria L. F. Pacheco, em Balsa Nova; o Colégio Estadual Jardim Universitário, em Sarandi; e os colégios estaduais Brasílio Itiberê e Rodrigues Alves, ambos em Maringá.

Já a Tom Educação será parceira em quatro colégios: o Colégio Estadual Maria Aguiar Teixeira, em Curitiba; o Colégio Estadual Cleya Godoy F. da Silva, em Londrina; o Colégio Estadual Malvino de Oliveira, em Porecatu; e o Colégio Estadual João Plath, em Mauá da Serra.

LEIA TAMBÉM:
>Parceiro da Escola é aprovado somente em 11 das 177 escolas onde foi proposto

>Parceiro da Escola: decisão judicial restabelece condições originais das consultas
>Derrota histórica do governo no Parceiro da Escola é movida pela preocupação com a educação

Critérios técnicos e consulta pública

Os 13 colégios incluídos nesta etapa se somam às 82 unidades que já participavam do programa desde 2024, totalizando 95 escolas estaduais atendidas pelo modelo. Em dois colégios, a adesão ocorreu após aprovação em consulta pública realizada em novembro. Nas outras 11 unidades, a Seed-PR decidiu pela inclusão após a consulta não atingir o quórum mínimo de 50% mais um dos votantes.

A secretaria informou que a decisão levou em conta indicadores técnicos, como frequência escolar abaixo da média estadual e desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Também foram considerados colégios que tiveram queda na nota ou que não apresentaram índice divulgado na última avaliação.

Expansão do Parceiro da Escola

Criado por lei estadual após projeto-piloto em Curitiba e São José dos Pinhais, o Programa Parceiro da Escola teve a primeira seleção de unidades em dezembro de 2024 e uma nova rodada de adesões em novembro de 2025. Atualmente, as 95 escolas atendidas estão distribuídas em 34 municípios paranaenses, entre eles Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Toledo e Guarapuava.

No modelo atual, o Grupo Apogeu atua na gestão de 20 colégios, concentrados em Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Guarapuava. A Tom Educação administra 36 unidades nas regiões Norte, Oeste, Campos Gerais e Região Metropolitana. Já a Impulso responde por 39 escolas distribuídas entre o Oeste, Noroeste e Curitiba.

Acesse nosso canal no WhatsApp