Governo do Paraná faz acordo de R$ 321 milhões com antiga concessionária com previsão de obra de duplicação na PR-151
Por Giuliano Saito
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Valor considera quantia restante do que antiga Rodonorte devia ao estado como indenização. Obras estão concentradas em rodovias estaduais. Governo do Paraná faz novo acordo com antiga concessionária de rodovias Divulgação/DER O Governo do Paraná fez um novo acordo com a empresa RDN Participações, antiga Rodonorte, que era concessionária de trechos de rodovia do Anel de Integração do estado. Entre as obras previstas de investimento, está a duplicação de cerca de sete quilômetros da PR-151. Veja abaixo as obras previstas. Ao todo, conforme administração estadual, os investimentos serão de R$ 321,2 milhões em malhas de rodovias estaduais do Paraná. O valor considera a quantia devida pela empresa ao estado como indenização. De acordo com um levantamento do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) e a Agência Reguladora do Paraná (Agepar), a empresa devia indenização superior a R$ 1 bilhão para o estado. Mais de R$ 850 milhões foram abatidos por acordo de leniência, restando o valor a ser investido em rodovias estaduais, As concessões da Rodonorte no Anel de Integração encerraram em novembro do ano passado. Assinatura de novos contratos dos pedágios no Paraná fica para 1º trimestre de 2023, diz ANTT O prazo de execução das obras é de três anos. Agora, a empresa vai realizar estudos e levantamentos precisos, além de elaborar os projetos executivos dos serviços, que serão aprovados pelo DER-PR. Obras previstas O trecho de duplicação da PR-151 está previsto entre Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e o entroncamento com a PR-438, sentido Palmeira, no acesso ao aeroporto Sant'Ana. Também são consideradas prioritárias obras de implantação de terceiras faixas em "segmentos críticos" da ligação entre Mauá da Serra e Guarapuava e entre Campo Mourão e Guarapuava. Nos dois casos, elas passam pela cidade de Pitanga, na região central do estado. No caso das terceiras faixas, a extensão total será definida após estudos e elaboração de projeto específico. Segundo o governo, os pontos foram selecionados com o objetivo de reduzir acidentes e preservar vidas nas rodovias, além de trechos com ligação com rodovias antes concedidas no Anel de Integração. Não foram previstas no acordo rodovias antes administradas pela então Econorte. Conforme a administração pública, elas serão atendidas por obras previstas no novo programa de concessões. Caso as obras sejam executadas e o valor total do contrato não seja utilizado, outros serviços podem ser executados considerando os mesmos critérios. VÍDEOS: Mais assistidos do g1 PR Veja mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul.
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