Governo do Paraná define empresa que vai construir Ponte de Guaratuba; obra deve durar dois anos
Por Giuliano Saito
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De acordo com o projeto, ponte terá mais de um quilômetro de extensão e vai ligar Guaratuba a Matinhos. Ponte de Guaratuba deve ter seção estaiada e 1,2 km de extensão Divulgação/Aen O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) definiu o Consórcio Nova Ponte como vencedor da licitação para construção da Ponte de Guaratuba, no litoral do estado. Segundo o DER, o investimento total será de R$ 386.939.000,00. A escolha tinha sido feita no final de outubro, mas houve atraso na definição porque o DER teve que analisar vários recursos apresentados por outras empresas. O consórcio é formado pelas empresas OECI S.A., Carioca Christian-Nielsen Engenharia S.A. e Goetze Lobato Engenharia S.A. A ponte deve ser construída em até 32 meses, prazo que inclui a obtenção de licença ambiental, elaboração de projetos e execução da obra. Veja como será a obra no vídeo abaixo. Veja como deve ficar a obra da ponte de Guaratuba Segundo o DER, o resultado da licitação precisa ser homologado. Depois vem a assinatura do contrato e a emissão da ordem de serviço. O Consórcio Nova Ponte foi o terceiro classificado no processo licitatório. O anúncio do vencedor demorou porque as duas primeiras empresas foram consideradas inabilitadas pela comissão de julgamento. A comissão avaliou que elas não atendiam todos os critérios de capacidade operacional e profissional exigidos em edital. A proposta do Consórcio Nova Ponte é R$ 135 mil mais caro do que a segunda colocada. Veja abaixo todos os valores. Construtora A. Gaspar S/A (inabilitada): R$ 386.799.000,11 Arteleste Construções Ltda (inabilitada): R$ 386.803.553,00 OECI S.A. (em análise): R$ 386.939.000,00 De acordo com o DER, seis empresas participaram da licitação. Ponte de Guaratuba deve ter parte estaiada e 1,2 km de extensão; veja como fica a obra, segundo edital Comissão desclassifica segunda empresa para obra da Ponte de Guaratuba; terceira foi convocada Como vai ser A ponte terá 1,2 km de extensão, quatro faixas de tráfego e calçadas com ciclovia em ambos os lados com três metros de largura. Hoje, a ligação entre Matinhos e Guaratuba, onde a estrutura será erguida, só é possível por meio do ferry-boat. De acordo com o Governo do Paraná, os acessos à ponte vão passar por mudanças. A margem norte da PR-412 será alargada para facilitar o encaixe na estrutura da ponte. A chegada à Guaratuba será pelo bairro Caieiras. Ao todo, juntando a ponte e as vias que serão feitas, a obra deve chegar a três quilômetros de extensão. Mais assistidos do g1 PR Leia mais em g1 Paraná.
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