RESULT

Frio perde força no Paraná após nova manhã com geada e temperaturas negativas

General Carneiro e São Mateus do Sul registraram as únicas temperaturas negativas desta quinta-feira (31); tendência é de aquecimento nos próximos dias O frio rigoroso

Por Gazeta do Paraná

Frio perde força no Paraná após nova manhã com geada e temperaturas negativas Créditos: Assessoria

General Carneiro e São Mateus do Sul registraram as únicas temperaturas negativas desta quinta-feira (31); tendência é de aquecimento nos próximos dias

O frio rigoroso deu o ar da graça mais uma vez no Paraná nesta quinta-feira (31), com destaque para as cidades de General Carneiro, onde os termômetros marcaram impressionantes -2,6°C, e São Mateus do Sul, que registrou -0,7°C. Ambas figuraram como as únicas com temperatura negativa no Estado. Apesar disso, a tendência já é de perda de força do frio.

Outros municípios também enfrentaram o amanhecer mais gelado do mês de julho, como Antonina (6,2°C), Cambará (2,9°C), Cornélio Procópio (6,5°C) e Guaraqueçaba (4,3°C). Houve ainda formação de geada em pontos da Região Metropolitana de Curitiba.

Mesmo com as marcas baixas, o frio desta quinta já foi menos intenso que o da quarta-feira (30), quando apenas Guaratuba, Loanda e Paranaguá amanheceram com temperaturas acima dos 10°C. Hoje, esse número subiu para dez cidades paranaenses.

A oscilação térmica da semana impressionou os moradores. Em Curitiba, por exemplo, os termômetros marcaram 13,7°C na segunda-feira (28). Na sequência, a Capital teve mínimas de 5,6°C na terça (29), 2,8°C na quarta (30) e 3,4°C nesta quinta (31). Para sexta-feira (1º), a previsão é de mínima de 9°C, e no fim de semana as mínimas devem ultrapassar os 10°C, indicando um alívio para quem enfrentou o rigor térmico dos últimos dias.

As máximas também tendem a subir, saindo dos 16°C previstos para esta quinta-feira em Curitiba e podendo chegar aos 25°C no fim de semana. Porém, uma nova frente fria prevista para segunda-feira (5) deve derrubar novamente as máximas, que cairão para cerca de 13°C na terça-feira (6). As mínimas na próxima semana devem permanecer em torno dos 10°C.

De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, a explicação está no comportamento das massas de ar. “As massas de ar que predominaram em junho e julho tinham núcleo continental, o que mantinha o frio por mais tempo. Desta vez, o núcleo está no oceano, então o frio intenso não chegou com força ao Norte do Estado”, explicou.

A previsão é de que os paranaenses vivam um fim de semana com temperaturas mais amenas, mas com a atenção redobrada para a virada do tempo na próxima semana.

Acesse nosso canal no WhatsApp