GCAST

Frida Kahlo inspira artistas paranaenses em exposição coletiva que chega a Cascavel

om 29 artistas, mostra "Frida Kahlo: Uma Mulher à Frente do Seu Tempo" será aberta neste domingo (6), no Centro Cultural Gilberto Mayer

Por Eliane Alexandrino

Frida Kahlo inspira artistas paranaenses em exposição coletiva que chega a Cascavel Créditos: Assessoria

A força criativa, a dor transformada em arte e a coragem de romper barreiras de sua época fazem de Frida Kahlo um símbolo de resistência e inspiração que continua a ecoar. É com essa energia que chega a Cascavel, no domingo (6), a partir das 9h30, a exposição Frida Kahlo – Uma Mulher à Frente do Seu Tempo, em cartaz até 6 de agosto, no Centro Cultural Gilberto Mayer. A mostra é gratuita e aberta ao público.

Idealizado pela artista plástica e curadora Maria Vieira, o projeto está em seu terceiro ano de itinerância pelo Brasil. Desde sua estreia em Sorocaba (SP), a exposição já percorreu 19 cidades em diversos estados, passando por capitais como São Paulo, Santos e Curitiba, sempre com o apoio das secretarias municipais de Cultura. Em cada parada, o projeto incorpora novos olhares e amplia seu alcance artístico e social.

Cascavel marca a 20ª edição da itinerância e dá início a uma nova fase do projeto, voltada ao fortalecimento da produção artística da Região Sul. Para esta etapa, foram selecionados 29 artistas, incluindo nomes de Cascavel e de cidades como Curitiba, Foz do Iguaçu, Pato Branco e Paranaguá.

Segundo as curadoras Maria Vieira e Yara Cluxnei, o objetivo da mostra é provocar reflexões sobre o universo íntimo e revolucionário de Frida, a partir do olhar contemporâneo de artistas de diferentes formações, origens e estilos. Desde o início do projeto, mais de 50 artistas já passaram pelas edições, num processo coletivo de releitura e ressignificação da figura de Frida Kahlo.

“Frida representa a mulher que ousou viver a própria verdade. Mesmo com o corpo marcado pela dor, ela criou com intensidade e liberdade. Nossa proposta é permitir que outros artistas também encontrem, em sua trajetória, motivos para voar”, afirma Maria Vieira, fazendo referência à célebre frase da artista mexicana: “Pés, para que os quero, se tenho asas para voar?”

A exposição apresenta obras nas mais diversas linguagens visuais – pintura, colagem, fotografia, escultura, instalação – cada uma refletindo uma percepção singular sobre a vida, a obra e o legado de Frida Kahlo. Mais do que homenagear uma artista icônica, a mostra propõe um diálogo entre tempos, territórios e vivências, costurando a figura de Frida com inquietações e temas do presente.

A visitação é gratuita, e a programação inclui ainda rodas de conversa com os artistas participantes, ações educativas e mediações culturais, aproximando o público da produção artística contemporânea inspirada por uma das maiores figuras da arte latino-americana.

Texto e foto: Secom

Acesse nosso canal no WhatsApp