GCAST

Flamengo e Timão decidem a Supercopa do Brasil neste domingo

O confronto que vale a primeira taça do futebol brasileiro será em Brasília neste domingo

Por Luciano Neves

Flamengo e Timão decidem a Supercopa do Brasil neste domingo Créditos: Pedro Vilela

A Supercopa do Brasil de 2026, entre Flamengo e Corinthians, coloca à prova o ótimo retrospecto de Filipe Luís diante da equipe paulista. O treinador está invicto contra o Timão desde que assumiu o comando do Rubro-Negro. Ao todo, são quatro jogos do técnico à frente do Flamengo contra o Corinthians. Foram três e vitórias e um empate, com sete gols marcados e apenas um sofrido. O histórico de Filipe Luís como jogador também é positivo. Ele enfrentou o Timão 13 vezes ao longo da sua carreira e sofreu somente uma derrota. Além disso, foram oito triunfos e quatro empates.

O duelo entre as equipes será neste domingo (1º), às 16 horas, no Mané Garrincha, em Brasília. A competição coloca em jogo o primeiro troféu do futebol brasileiro na temporada e será decidida pelos campeões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil da temporada passada.

LEIA TAMBÉM:

>Mata-mata do Paranaense terá três jogos neste domingo

>Pela memória dos guerreiros de Condá

Outro confronto

Esta não será a primeira vez que Flamengo e Corinthians brigam pelo troféu da Supercopa. Os times já se enfrentaram na segunda edição do torneio, em 1991. Naquela oportunidade, o Corinthians se credenciou a disputar a taça depois de conquistar o título brasileiro do ano anterior. O Flamengo, por sua vez, foi campeão da Copa do Brasil de 1990. O vencedor daquela disputa foi o Timão. A equipe do Parque São Jorge, então dirigida por Nelsinho Baptista, levou a melhor por 1 a 0 no confronto, com gol marcado por Neto. Os paulistas ainda contavam com outros nomes de peso, como o goleiro Ronaldo e o atacante Paulo Sérgio. O Flamengo, por sua vez, era comandado por Vanderlei Luxemburgo e tinha em seu time um ídolo do rival: Marcelinho Carioca. A edição daquele ano foi disputada no Morumbi, estádio do São Paulo, que recebeu menos de três mil torcedores na ocasião.

Justamente após 1991, a Supercopa do Brasil entrou em hiato e deixou de ser disputada entre 1992 e 2019. Desde a retomada da competição, em 2020, o Flamengo participou de cinco das seis edições e venceu três. Inclusive, é o atual campeão da Supercopa e, no ano passado, levou a melhor no clássico carioca contra o Botafogo. Já o Corinthians irá competir pela taça novamente pela primeira vez desde 1991.

Situação

Os dois times vêm de resultados ruins pelo Campeonato Brasileiro. O Timão jogou na última quarta-feira e foi derrotado pelo Bahia por 2 a 1. Mesmo placar da derrota do Flamengo para o São Paulo, também na estreia da competição. Aliás, o Flamengo passou a usar o elenco principal e foi derrotado em dois dos três jogos que fez. Antes de enfrentar o São Paulo, o Rubro-Negro foi superado pelo Fluminense por 2 a 1 pelo Campeonato Carioca.

Créditos: Gazeta Esportiva Acesse nosso canal no WhatsApp