Exposições no Museu Oscar Niemeyer entram na última semana de visitação
Mostras de Mariana Palma, Gabriel de la Mora e PURE GOLD podem ser vistas até 22 de fevereiro, em Curitiba
Créditos: Antônio More
Três exposições em cartaz no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, podem ser visitadas somente até o próximo domingo, 22 de fevereiro. As mostras “Através”, de Mariana Palma, “Veemente”, de Gabriel de la Mora, e “PURE GOLD – UPCYCLED! UPGRADED!” ocupam diferentes espaços do museu e atraíram grande público ao longo do período expositivo.
Imersão no espaço do Olho
“Através”, instalada no Olho e no Espaço Araucária, apresenta telas em tecidos de grandes dimensões, instalações e vídeos. Com curadoria de Marc Pottier, a mostra propõe uma experiência imersiva.
As obras exploram a construção de espaços pictóricos a partir da justaposição de elementos visuais, criando composições que dialogam com o ambiente arquitetônico do museu.
Arte e materialidade na Sala 1
Na Sala 1, a exposição “Veemente” reúne 70 obras entre instalações, telas em técnicas mistas e esculturas. A curadoria é de Marcello Dantas.
O artista mexicano Gabriel de la Mora utiliza materiais pouco convencionais como matéria-prima. A proposta evidencia tanto a evolução estética do artista quanto a diversidade de suportes empregados em suas criações.
Design e sustentabilidade na Sala 2
Já a mostra “PURE GOLD – UPCYCLED! UPGRADED!” ocupa a Sala 2 com mais de 70 obras assinadas por 53 designers de diversos países.
A iniciativa é do IFA – Instituto de Relações Internacionais de Stuttgart, com idealização de Volker Albus. A conceituação latino-americana é da pesquisadora Adélia Borges.
A exposição propõe reflexão sobre a relação entre o ser humano e a natureza, com foco em reaproveitamento e transformação de materiais.
Outras mostras seguem em cartaz
Além dessas três exposições, o MON mantém outras mostras abertas ao público, como “Teia à Toa”, de Barrão; “Sonhos de Cinema: Arte para a Sétima Arte”; “Afeganistão – Tapetes de Paz e Guerra”; “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”; “África, Expressões Artísticas de um Continente”; “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”; e “O Mundo Lúdico dos Mangás e Animes”.
O museu também conta com o Pátio das Esculturas, o Espaço Niemeyer e o MON sem Paredes.
Sobre o museu
O Museu Oscar Niemeyer é vinculado à Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. Com cerca de 14 mil obras em acervo e mais de 35 mil metros quadrados de área construída, é considerado o maior museu de arte da América Latina.
- Serviço
Exposição “Através” – Mariana Palma
Local: Olho e Espaço Araucária - Exposição “Veemente” – Gabriel de la Mora
Local: Sala 1 - Exposição “PURE GOLD – UPCYCLED! UPGRADED!”
Local: Sala 2 - Visitação até: 22 de fevereiro
Local: Museu Oscar Niemeyer – Curitiba
