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Estrada da Graciosa e BR-376 são alternativas para viagem ao litoral do Paraná

Por Giuliano Saito


Na Graciosa, veículos leves podem circular em sistema pare e siga. BR-376 pode ser alternativa para veículos pesados, com acesso ao ferry-boat; peso máximo para embarque, entretanto, é de 26 toneladas. Nesta quarta-feira (8), até o fim da manhã, Estrada da Graciosa registrou movimento normal, segundo PRE RPC A Estrada da Graciosa (PR-410) é uma rota alternativa para veículos de passeio que tem como destino o litoral do Paraná, após o bloqueio do km 33,5 da BR-277, em Morretes. Entenda abaixo. A rodovia estadual, entretanto, também passa por obras, por isso motoristas podem enfrentar lentidão. Há sistema pare e siga do quilômetro 16 ao km 6, segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Para veículos leves e pesados, outra alternativa é a BR-376, pelo ferry-boat de Guaratuba. Nas balsas, o peso máximo para embarque é de 26 toneladas. Na manhã desta quarta-feira (8), a BR-376 registrou filas a partir do trecho de Tijucas do Sul, na descida da Serra do Mar. Estrada da Graciosa é uma das alternativas para quem precisa ir ao litoral A interdição da BR-277 A interdição da BR-277 no sentido litoral começou na madrugada desta quarta-feira (8). Na terça (7), parte da rodovia afundou e fendas apareceram na pista. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o trecho está geologicamente comprometido. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) disse que não há previsão de liberação da rodovia. Afundamento na estrada aconteceu nesta terça-feira (7) PRF Nesta quarta, caminhões que não puderam usar rotas alternativas formaram fila na região do bloqueio da BR-277 aguardando uma eventual liberação. Durante a manhã, obras começaram a ser realizadas na região para a criação de um desvio na estrada. A interdição da BR-277 começa na altura da antiga praça de pedágio em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no quilômetro 60. Entenda: BR-277: trecho de pista no sentido litoral do Paraná teve afundamento de pavimento Estradas: Frente Parlamentar do Pedágio na Alep é extinta após 4 anos Obras Obras para desvio na rodovia começaram nesta quarta (8) RPC Na manhã desta quarta, uma empresa contratada pelo DNIT colocou massa nas fendas da BR-277 para tentar diminuir a infiltração. No barranco da rodovia, foram colocadas lonas para proteger a área. Ainda assim, o terreno continua cedendo. Nesta quarta também começaram as obras para retirar muretas de proteção na BR-277, o que vai permitir a formação de um desvio. De acordo com a corporação, quando o desvio for concluído, o trecho em pista simples deve ser de 700 metros. “Temos que encontrar o melhor momento, a melhor parte da rodovia onde seja possível a transposição de uma pista para a outra. Hoje nós localizamos isso e vai gerar um percurso de aproximadamente 700 metros que vai ser necessário rodar em pista simples”, disse o policial rodoviário federal Kaio Simões. A extensão do bloqueio é de 500 metros. Região da interdição na BR-277 enfrenta lentidão há meses Desde o final de 2022, a mesma região onde houve o bloqueio da BR-277 tem tido lentidão no sentido litoral por conta de obras de reparo da estrada, atingida por um grande desmoronamento de pedras há cinco meses. Em fevereiro deste ano, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) disse que a obra na altura do km 41 tinha entrado na fase final. O prazo para conclusão é até o final de março, se o tempo colaborar. Vídeos mais assistidos do g1 PR: Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.