PRESENÇAS – Também estavam presentes na cerimônia os prefeitos Weverton Vicentin de Campo do Tenente; Alessandro Cristian Von Linsingen, de Rio Negro; Edson Nascimento, Cerro Azul; Helder Luiz Lazarotto, de Colombo, e Loreno Tolardo, de Quatro Barras, o presidente do Sindilouça, Fábio Germano; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Pedro Parolin Teixeira, o presidente da Câmara Municipal de Campo Largo, Alexandre Guimarães; e o presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Rodrigo Suinka.
Estado oficializa território turístico que abrange cidades da Grande Curitiba
A ação integra o programa “18 Territórios, um só destino” e visa fortalecer o turismo regional por meio de experiências diversificadas que abrangem o turismo urbano e cultural, de aventura e rura
Por Gazeta do Paraná

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu), implantou oficialmente, nesta terça-feira (26), em solenidade em Campo Largo, o Território Turístico Rotas do Pinhão. A ação integra o programa “18 Territórios, um só destino” e visa fortalecer o turismo regional por meio de experiências diversificadas que abrangem o turismo urbano e cultural, de aventura e rural.
O território abrange os 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, incluindo, além da Capital e de Campo Largo, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Lapa e São José dos Pinhais. Os visitantes podem explorar desde monumentos, parques e museus de Curitiba até vinícolas, pousadas e circuitos rurais no entorno da cidade. Atrações de aventura, como rafting, trekking e escaladas, também estão disponíveis na Serra do Mar.
Entre os destaques do território estão a tradicional Feira de Artesanato do Largo da Ordem, o Museu Oscar Niemeyer, o Circuito Italiano em Colombo e o Caminho do Vinho em São José dos Pinhais. Locais históricos como a Lapa também são parte da rota. O território sedia eventos esportivos e populares em represas e estradas rurais, e oferece parques com opções de lazer, espiritualidade e ciência.
De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, a integração é um passo importante para a região. “Com o Território Rotas do Pinhão consolidamos uma área de riqueza natural e cultural. Esta iniciativa une o dinamismo da Capital às tradições do Interior e às opções de aventura da Serra do Mar. A integração diversifica nossa oferta turística e fortalece o Paraná como um destino completo, refletindo o programa ‘18 Territórios, um só destino’”, afirmou.
“Isso é muito importante para todos nós. Temos um potencial muito grande. Temos a Capital próxima a nós, mas também temos cidades que têm pontos turísticos excepcionais. E quando você faz um trabalho em conjunto tirando divisas, trabalhando da mesma forma, com certeza todas as cidades, pequenas e grandes, vão ganhar com tudo isso”, disse o prefeito de Campo Largo, Mauricio Rivabem.
Para o presidente da Instância de Governança Regional Adetur, Eros Consentino Tozetto, a implementação do território Rotas do Pinhão coroa o trabalho do Governo do Estado. “Esse suporte da Secretaria do Turismo tem permitido o desenvolvimento equânime das regiões turísticas, com crescimento em todos os municípios, visando tornar o Paraná o principal estado turístico do Brasil”, disse.
PROGRAMA – O programa “18 Territórios, um só destino” busca descentralizar e valorizar o potencial turístico do Interior. Isso é feito por meio do mapeamento e organização de roteiros, apoio a eventos, capacitação de agentes locais e incentivo a Parcerias Público-Privadas.
A implantação dos territórios foi viabilizada pelo Decreto nº 10.256/2025, que institui a “Declaração de Atrativo de Relevante Interesse Turístico”. Esta ferramenta permite a destinação de recursos estaduais para infraestrutura, investimentos públicos em empreendimentos privados de relevância turística e desburocratização dos processos de fomento.
AEN
