RESULT

Estado adota novo fluxo para agilizar cirurgias e reduzir filas de espera em Cascavel

A partir dos próximos dias, os pacientes de média complexidade serão encaminhados para o Ambulatório de Trauma do Hospital Universitário.

Por Gazeta do Paraná

Estado adota novo fluxo para agilizar cirurgias e reduzir filas de espera em Cascavel Créditos: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

Em uma iniciativa para aprimorar o atendimento a pacientes com traumas ortopédicos, o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, adotou uma nova estratégia em Cascavel, na Região Oeste do Estado, visando ampliar a produção cirúrgica e reduzir as filas de espera. 

A partir dos próximos dias, os pacientes de média complexidade serão encaminhados para o Ambulatório de Trauma do Hospital Universitário, onde passarão por uma avaliação completa e a realização dos exames necessários, o que permitirá o agendamento imediato da cirurgia. Essa reorganização do fluxo de atendimento possibilita que a equipe médica realize um maior número de procedimentos cirúrgicos em um curto espaço de tempo, aliviando o congestionamento das unidades de pronto atendimento e concentrando os recursos para casos de emergência. A medida deverá contribuir para um acréscimo de uma média de 150 cirurgias ao mês, auxiliando também para a redução da sobrecarga nas unidades de saúde, melhorando o aproveitamento dos leitos e agilizando o atendimento da população.

Temos avançado em diversas frentes no atendimento em saúde de toda a Região Oeste. São investimentos através de obras, custeio, ampliação de leitos e muito mais. Com essa iniciativa, estamos buscando reduzir o tempo de espera para os pacientes e promover uma gestão mais eficiente dos recursos hospitalares, beneficiando diretamente os cidadãos e fortalecendo a rede de saúde estadual", avaliou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

 

💜 Fevereiro Lilás 💜

A Prefeitura de Cascavel, em parceria com o grupo Vozes da Inclusão e a Aliança Paranaense de Doenças e Síndromes Raras, realiza neste mês a campanha Fevereiro Lilás, voltada à conscientização sobre doenças raras. Uma das principais ações será a Caminhada de Conscientização, marcada para este sábado (15), às 10 horas. A concentração será na Avenida Brasil, esquina com a Avenida Barão do Cerro Azul, seguindo até a Catedral Nossa Senhora Aparecida. Toda a comunidade está convidada a participar.

No Brasil, estima-se que 13 milhões de pessoas tenham alguma doença rara, e a falta de informação dificulta o diagnóstico e o tratamento. “Nosso objetivo é conscientizar a população e destacar a importância do diagnóstico precoce, que pode salvar vidas”, afirma Anderson Daniel Gromowski, coordenador do Grupo Vozes da Inclusão.

Além da caminhada, haverá uma audiência pública no dia 26 de fevereiro, na Câmara Municipal, com a participação de profissionais da saúde, educação, assistência social, lideranças e entidades. As representantes da Aliança Paranaense, Claudiane Oliveira e Fernanda Akemi, participarão por videoconferência. A Prefeitura aderiu à campanha e iluminou seus prédios de lilás ao longo do mês.

O Dia Mundial das Doenças Raras, celebrado em 28 de fevereiro, foi instituído pela Organização Europeia de Doenças Raras em 2008 e reconhecido no Brasil em 2018, reforçando a necessidade de dar visibilidade ao tema.

 

Créditos: AEN Curitiba