Prefeito de Rio Bonito do Iguaçu diz que cidade “precisa ser reconstruída” após tornado
Sezar Bovino afirmou que o município foi totalmente devastado e pediu apoio das autoridades; governo estadual e federal enviam equipes e ajuda humanitária
Créditos: Jonathan Campos/AEN
O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Bovino (PSD), afirmou neste sábado (8) que a cidade “precisa ser reconstruída” após ser devastada por um tornado que deixou seis mortos e mais de 600 feridos. O prefeito, emocionado, disse que o município está em situação crítica e que o foco, neste momento, é abrigar as famílias e iniciar a reconstrução das áreas atingidas.
“Estamos vendo a distribuição de lonas, mas o que precisamos é reconstruir casas. Não temos casas para limpar, temos casas para construir. Nosso objetivo é somar forças, atender as pessoas hospitalizadas e planejar a reconstrução do nosso Rio Bonito”, afirmou o prefeito.
Lula envia ministros para ajudar
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, informou que o governo federal, sob orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está preparando o envio de ajuda humanitária e equipes de apoio para a reconstrução do município.
“Estamos articulando o envio de equipes e suporte às ações de reconstrução”, declarou Góes.
O governo do Paraná também confirmou o envio de 30 bombeiros e 20 agentes do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), acompanhados de cães farejadores, para auxiliar nas buscas e no resgate das vítimas. Equipes de salvamento e saúde foram deslocadas para Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Porto Barreiro, Candói e outras cidades próximas.
Durante a madrugada, o número de mortos chegou a ser revisado após a constatação de uma duplicidade nos registros, sendo confirmadas seis mortes neste sábado, cinco em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava.
Sistema de saúde em alerta
Hospitais da região permanecem sobrecarregados com o grande número de atendimentos. A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) disponibilizou leitos extras, insumos médicos e suporte logístico para o transporte de feridos, com o apoio do Samu, Consamu e Central Estadual de Regulação de Leitos.
O Hemocentro de Guarapuava enviou bolsas de sangue para Laranjeiras do Sul, e o Hemepar segue em alerta para novos repasses, conforme a demanda hospitalar.
Base de comando em Guarapuava
O governador Ratinho Junior (PSD) anunciou a instalação de uma base de comando e coordenação no Quartel Central do Corpo de Bombeiros de Guarapuava, que servirá como centro de gestão das operações de resgate e reconstrução.
“O Governo do Paraná está mobilizado com todas as equipes da Defesa Civil, secretarias e forças de segurança atuando para prestar suporte às famílias atingidas”, declarou o governador.
Viaturas de Cascavel, Dois Vizinhos e Maringá também foram enviadas para reforçar as ações emergenciais no local.
