Ponto 14

Em menos de 3 dias mãe e filha criam projeto sustentável vencedor de concurso do Coldplay

Por Giuliano Saito


Oito vencedores ganharam ingressos para shows da banda no Brasil. Iniciativa escolhida inclui medidas como produção de ecobags e reutilização de água. Conheça o projeto sustentável que fez mãe e filha ganharem ingressos para Coldplay Em menos de três dias, mãe e filha desenvolveram um projeto sustentável que garantiu a elas presença no show do Coldplay em Curitiba. Elas estão entre as oito pessoas selecionadas pela banda britânica em um concurso realizado durante a passagem pelo Brasil. Conforme regulamento, os concorrentes deveriam propor formas de ir ao show reduzindo a emissão de pelo menos 23 quilos de gás carbônico (CO2). Porém, a iniciativa criada pela mãe Vivian Buchholz Guimarães e a filha Bianca Buchholz Guimarães teve impacto de redução de mais de uma tonelada. "Eu falei: 'Meu Deus, estou em super desvantagem com quem mora do lado do estádio, que vai a pé'. Aí eu pensei, bom, tenho que ser criativa e usar os recursos que eu tenho da melhor maneira possível", relembrou Vivian. Os recursos escolhidos começaram com um motorhome que está na família delas desde novembro de 2022. O veículo conta com abastecimento por painéis solares instalados na parte superior. A partir daí, Vivian foi além. Foram nove etapas planejadas, passando por produção de ecobags e substituição de carne bovina por ovo. Veja cada etapa a seguir. Ter o projeto selecionado e poder ver o show da banda foi realização de um sonho que nem por um instante elas imaginaram ser realizado. "Cada música já tinha uma história na nossa vida. Então, foi muito, muito emocionante. Valeu todo o esforço que eu fiz junto com minha filha. Ficamos sem palavras. Foi uma memória criada, todo o processo vai ficar pra nossa vida inteira", contou a mãe. Vivian Buchholz Guimarães e Bianca Buchholz Guimarães no show do Coldplay, em Curitiba Arquivo Pessoal/Vivian Buchholz Guimarães Leia também: Por que o Brasil precisa reduzir o desmatamento e as queimadas para ir contra o aquecimento global? Ações urgentes contra mudanças climáticas ainda podem garantir ‘futuro habitável’ na Terra A saga até o show Mãe e filha foram selecionadas para ver o show em Curitiba, na última terça-feira (21). Fãs da banda, todo o trajeto da viagem foi de emoção e gratidão. Segundo a mãe, Bianca, de 16 anos, cresceu ouvindo Coldplay. Elas saíram de Porto União, em Santa Catarina, e foram até a capital paranaense de motor home. A distância entre as cidades é de cerca de 400 km. Chegando no Estádio Couto Pereira, onde a banda se apresentou, os momentos inesquecíveis começaram a ganhar novos episódios. Logo de cara, a entrada pela ala dos convidados. "A gente ficou assim, grudadinha no palco, sabe? E é uma energia, assim, imensurável. É um espetáculo, vai além de um show, é um espetáculo que eles fazem. Então, a cada minuto você tem uma surpresa", relembrou. Leia também: Relato: Em cuidados paliativos, fã do Coldplay realiza sonho de ir ao show da banda: 'Foi um mix de emoções' Vídeo: Vocalista do Coldplay revela sexo de bebê durante show em Curitiba: 'A gente entrou em surto' Como o projeto surgiu Aos 44 anos, Vivian é formada em turismo e hotelaria e, há mais de dez anos, é professora em curso superior. Atualmente, a professora dá aulas de educação ambiental. O cuidado com o meio ambiente, conta, é prioridade não apenas para ir ao show do Coldplay, mas no dia a dia dentro de casa. A partir da vontade de ver a banda e de muita pesquisa, elas criaram um projeto de nove etapas. Vivian foi responsável principalmente pela execução, enquanto Bianca cuidou de toda a produção do vídeo (obrigatório para o concurso). Ao todo, o impacto - imediato e multiplicador - chegou a 1,33 tonelada de redução da emissão de gás carbônico. As nove etapas do projeto 1. Preparação do motorhome: a ideia passava pela organização do veículo para a viagem de ida e volta, com organização de roupas, louças, talheres, guardanapos. A escolha foi por produtos biodegradáveis. Além disso, os trajetos a lojas e mercados foi feito sempre de bicicleta por Vivian. Vivian no motorhome Arquivo Pessoal/Vivian Buchholz Guimarães 2. Produção de ecobags: a professora produziu 10 sacolas ecológicas de compras a partir de jeans e retalhos de tecido que tinha em casa. Foram feitos diferentes modelos com o plano de entregá-los em uma etapa futura. 3. Jardim solar: o motorhome da família já tem painéis solares para abastecer o veículo. A energia é usada nas lâmpadas de LED e até mesmo para o funcionamento da geladeira. 4. Troca de carne por ovo: nas pesquisas, Vivian aprendeu que a substituição de alimentos contribui para mitigar o impacto ambiental. Ao ver a alta emissão a partir da carne bovina, e muito inferior no caso de ovos, mãe e filha decidiram fazer a troca como parte do plano. 5. Compartilhar energia solar: Vivian levou o motorhome até a universidade onde dá aula em União da Vitória. No estacionamento, fez pipoca e ofereceu tomadas para carregamento de celular - tudo com funcionamento a partir da energia solar. 6. Distribuir mudas: sabendo de pessoas dispostas a ser parte da etapa, Vivian fez a distribuição de mudas. O objetivo era garantir que elas seriam entregues para alguém que, de fato, garantiria que a planta se desenvolvesse. 7. Distribuir as ecobags: para Vivian, foi a etapa mais gostosa. Com as 10 sacolas ecológicas que produziu em mãos, a professora foi junto à filha a mercados de União da Vitória e Porto União. "Eu estava dando um presente para as pessoas, e um bem bonitinho, sabe? Então, isso gerou muita surpresa para quem recebeu. As pessoas perguntavam se era sem custo, e eu dizia que sim, que estava dando e seria uma colaboração para o projeto", relembrou. 8. Reutilizar a água: a etapa pensou no destino da água produzida e armazenada no motorhome, como a utilizada para pia e para banho. Segundo Vivian, ela não pode ser descartada em qualquer lugar. Mas, como no veículo eram usados produtos biodegradáveis (sabão e shampoo, por exemplo), a água pôde ser reutilizada para regar o jardim de casa. 9. Reciclar o material usado: para fechar o planejamento, a ideia de mãe e filha foi reciclar todo o material utilizado durante o processo - passando, inclusive, pelos itens da produção do vídeo, como papelão. VÍDEOS: Mais assistidos do g1 PR d Veja mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul.