GCAST

Eduardo Bolsonaro é alvo de quatro pedidos de cassação no Conselho de Ética da Câmara

Pedidos apresentados por PT e Psol apontam quebra de decoro e abandono de mandato; caso será analisado pelo Conselho de Ética da Câmara.

Por Da Redação

Eduardo Bolsonaro é alvo de quatro pedidos de cassação no Conselho de Ética da Câmara Créditos: Marcelo Camargo/EBC

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou nesta sexta-feira (15) quatro pedidos de cassação do mandato do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao Conselho de Ética. Três foram apresentados pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e um pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol). As representações citam quebra de decoro parlamentar, destacando ações do deputado em apoio à taxação do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, contra o Brasil.

O PT também acusa Eduardo de “abandono de mandato”, alegando que a licença parlamentar expirou em 20 de julho e que ele permanece no exterior sem justificativa ou autorização da Casa. O partido ainda acionou o Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo prisão preventiva, bloqueio de bens e proibição de exercer função pública, por suposto atentado à soberania nacional.

Hugo Motta afirmou que “nenhum deputado será tratado de forma especial” e que o caso seguirá o rito normal do Legislativo, mas condenou a postura do parlamentar. “Não posso concordar com a atitude de um deputado que, fora do país, trabalha para que medidas prejudiquem a economia brasileira”, disse.

O Conselho de Ética deverá instaurar processo e escolher um relator, que emitirá parecer. Eduardo Bolsonaro terá direito à defesa antes da decisão final do colegiado.

Acesse nosso canal no WhatsApp