GCAST

Doação de sangue: Hemocentro de Cascavel atenderá em horário diferenciado durante Semana Santa

Estoques seguem dentro da normalidade, mas coordenação orienta doadores sobre agendamento e os horários dos próximos dias

Por Eliane Alexandrino

Doação de sangue: Hemocentro de Cascavel atenderá em horário diferenciado durante Semana Santa Créditos: Assessoria

Eliane Alexandrino/Por Gazeta do Paraná 

O Hemocentro de Cascavel está atendendo em horário especial durante a Semana Santa. De hoje (14) até quinta-feira (17) o atendimento será das 7h30 às 17h30, na sexta-feira (18) a unidade estará fechada e reabrirá no sábado (19), mas somente por agendamento. No domingo de Páscoa e segunda-feira (21) o Hemocentro seguirá fechado, a unidade voltará a normalidade na terça-feira (22). 

Cada doação (bolsa de sangue de 450 ml) poderá ajudar a salvar até 4 vidas, ou seja, são quatro hemocomponentes que são separados em hemácias, plaquetas, plasma e plasma fresco congelado. A doação passar por uma série de testes que avalia doenças infectocontagiosas, para a segurança do doador e do receptor. 

O Hemocentro em Cascavel atende na Rua Avaetés, 370, Bairro Santo Onofre, o telefone para contato é o 45 3226-45-49. Ou agendamento através do site: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue.

Muitas pessoas não sabem, mas doar sangue garante ao doador um dia de folga, segundo a Lei nº 1.075/1950, um dia de ausência remunerada a cada 12 meses de trabalho.

Quem pode doar Sangue:

Podem doar sangue pessoas em boas condições de saúde, ter entre 16 (deve ter autorização/acompanhado dos pais) e 69 anos, pesar no mínimo 51 kg, estar bem alimentado, hidratado e descansado.

A Sesa (Secretaria de Saúde do Estado) orienta que o doador evite alimentação gordurosa nas últimas 4 horas da doação. Deve apresentar documentação com foto. 

Os doadores do sexo masculino podem doar sangue a cada 60 dias, limitando a 4 doações por ano. Já as mulheres podem realizar a doação a cada 90 dias, limitando a 3 doações por ano. 

Medula óssea:

O Brasil tem hoje 5,7 milhões de voluntários cadastrados, e o Paraná se destaca em 3º estado com maior número de voluntários, são 575 mil pessoas cadastradas. 

A doação no Hemocentro de Cascavel poderá ser feita sem agendamento pelo site do Hemepar.

Critérios para ser um doador de medula óssea:

-Ter entre 18 e 35 anos, sem doenças impeditivas como HIV, hepatites B e C ou doenças autoimunes.

-Preencher uma ficha com dados pessoais e apresentar documentação.

-Realizar coleta de uma amostra de 5ml de sangue                  

-Em Cascavel, para doar medula óssea não há necessidade de agendamento