GCAST

Dino autoriza busca contra ex-assessora de Arthur Lira

Investigação da PF apura irregularidades na destinação de emendas parlamentares e mira atuação ligada ao chamado “orçamento secreto”

Dino autoriza busca contra ex-assessora de Arthur Lira Créditos: Lula Marques/Agência Brasi

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o cumprimento de mandados de busca e apreensão contra uma ex-assessora do deputado federal Arthur Lira (PP-AL), atendendo a pedido da Polícia Federal. A investigação apura possíveis irregularidades na destinação de verbas de emendas parlamentares.

Atualmente, a profissional atua na liderança do Partido Progressistas na Câmara dos Deputados e é apontada como responsável pela organização e distribuição de recursos vinculados ao chamado “orçamento secreto”. Os agentes cumpriram mandados em salas utilizadas pela assessora no Congresso Nacional e também em sua residência. Durante a operação, o telefone da investigada foi apreendido, além de ter sido autorizada a quebra do sigilo de dados telemáticos.

Na decisão, Dino destacou que a busca no local de trabalho na Câmara se justifica pelo potencial probatório, já que as condutas sob suspeita teriam ocorrido no exercício das funções da investigada. O ministro, no entanto, negou o pedido de afastamento total da assessora, determinando apenas a proibição de atuação em atividades relacionadas à proposição, tramitação ou destinação de emendas parlamentares.

Acesse nosso canal no WhatsApp