GCAST

Desemprego cai a 5,1% e atinge menor nível da série histórica

Taxa recua no último trimestre de 2025 e confirma fortalecimento do mercado de trabalho no país

Desemprego cai a 5,1% e atinge menor nível da série histórica Créditos: Tânia Rego/Agência Brasil

A taxa média de desemprego no Brasil fechou o último trimestre de 2025 em 5,1%, o menor patamar já registrado desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado representa uma queda expressiva em relação a 2024, quando a taxa média foi de 6,2%.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2025, o índice recuou 0,5 ponto percentual. Em um ano, a redução foi de 1,1 ponto percentual, refletindo a ampliação do número de pessoas ocupadas e a diminuição do contingente que buscava trabalho.

Segundo o IBGE, a taxa média anual de desocupação em 2025 ficou em 5,6%, também a menor da série histórica. O levantamento aponta um mercado de trabalho mais aquecido ao longo do ano.

O número de pessoas desocupadas caiu para 5,5 milhões no quarto trimestre, o menor volume já registrado. O contingente recuou 9% em relação ao trimestre anterior, com menos 542 mil pessoas sem emprego, e 17,7% na comparação anual, o que representa uma redução de cerca de 1,2 milhão de brasileiros.

Na média de 2025, o país teve 6,2 milhões de pessoas desocupadas, consolidando o melhor desempenho do mercado de trabalho desde o início da série da Pnad Contínua.

Acesse nosso canal no WhatsApp