DER-PR libera faixa adicional da BR-277 em trecho atingido por deslizamento; veja como fica
Por Giuliano Saito

Liberação foi feita no km 39, sob gestão do governo estadual após DNIT alegar falta de recursos. Deslizamento ocorreu em novembro. Faixa extra foi liberada no trecho entre o km 39 e o km 40 DER O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) liberou nesta quarta-feira (21) uma faixa adicional de tráfego no km 39 da BR-277, em Morretes, no litoral do Paraná. O ponto registrou deslizamentos no fim de novembro. Relembre mais abaixo. Com a liberação, o tráfego na rodovia fica assim: Km 39 ao km 40: trânsito liberado em três faixas; Km 41 ao km 42: trânsito em duas faixas. "A medida é possível após sondagens e verificações da encosta, que já asseguraram as condições de segurança necessárias para ampliação da capacidade de tráfego, e execução simultânea dos serviços", informou o DER. Após o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) alegar falta de recursos para serviços de reparação no trecho, o DER assumiu as obras por meio de acordo de cooperação entre as partes. Conforme o DER, a empresa responsável pelas obras implantou novas barreiras de concreto na altura do deslizamento, além de outros dispositivos de segurança para o tráfego fluir. A intenção da ampliação de faixas abertas é desafogar o trânsito de veículos no local, que permanecerá em duas faixas somente entre os km 41e km 42 na rodovia. O desmoronamento Deslizamento de pedras interdita pistas da BR-277 em Morretes Amanda Menezes/RPC Em 14 e 15 de outubro, cerca de trinta toneladas de pedras desmoronaram na BR-277, interditando parte da rodovia. Por conta do acidente, as faixas no sentido litoral precisaram ser totalmente bloqueadas. Um mês após a queda, o DNIT selecionou a empresa para fazer as obras de contenção na BR-277. O órgão federal decretou que a situação é uma emergência e, por isso, foi permitida dispensa de licitação para contratar a empresa. O valor da obra está estimado em R$ 1,6 milhão. De acordo com o DNIT, será instalada uma tela metálica, fixada com pregos. Em novembro novos trechos apresentaram deslizamentos levando a novos bloqueios na rodovia. Após o DNIT alegar falta de recursos para as obras nos novos trechos com problemas estruturais, o DER assumiu as obras do km 39 ao 41, ficando a caro do DNIT, o km 42. O departamento afirmou que está executando "obras de contenção da primeira encosta e realizando prospecção geotécnica dos escorregamentos mais recentes". VÍDEOS: mais assistidos do g1 Paraná Veja mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.
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