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Deputado do PT Arilson Chiorato diz que governo federal espera cessão de rodovias para definir novo modelo do pedágio no Paraná

Por Giuliano Saito


Últimos contratos venceram há mais de um ano. Ratinho Junior disse esperar resposta do governo federal sobre concessão até o final de março. Ratinho Jr. dá a primeira entrevista exclusiva depois de problemas nas rodovias O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) afirmou nesta terça-feira (21) que o governo federal espera a cessão das rodovias por parte do governo estadual para definição do novo modelo de pedágio no Paraná. Em entrevista à RPC, o petista disse que a gestão do governador Ratinho Junior (PSD) está autorizada a realizar a cessão pela Assembleia Legislativa. "Ele (Ratinho Junior) está com pressa agora, mas foi autorizado há 579 dias pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) a ceder as rodovias ao governo federal. Faz 579 dias que o governo federal espera as rodovias do estado para fazer o leilão", disse o deputado. Espero que seja o mais rápido possível para que tenhamos novamente as concessões de pedágio, mas em uma tarifa baixa, com garantia de obras e transparente. A gente não pode repetir 25 anos de calamidade e de caos no Paraná novamente". Em 6 de março, o líder do Executivo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Hussein Bakri (PSD), afirmou em plenário que o governo estadual esperaria no máximo até o fim do mês por uma decisão sobre o novo modelo de concessões. Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram Segundo o parlamentar, caso não houvesse uma definição até esta data, o governador não entregaria as rodovias estaduais para concessão. Questionado sobre a fala de Bakri, Ratinho Junior afirmou, em entrevista exclusiva à RPC, que não deu "um ultimato", mas quer que a situação se resolva o quanto antes. Arilson Chiorato coordenou a Frente Parlamentar do Pedágio da Alep por quatro anos. O grupo foi extinto em 7 de março pelo presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSD), que disse cumprir com o regimento interno da Casa ao tomar a decisão. Deputado do PT Arilson Chiorato diz que governo federal espera cessão de rodovias para definir novo modelo do pedágio no Paraná Reprodução/ RPC Curitiba Chiorato também falou sobre os recursos liberados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a manutenção das rodovias do Paraná. "A gente sempre esteve preocupado com essa questão de manutenção. Inclusive, nessa última semana, o presidente Lula ratificou que a sua preocupação maior nesse momento é a manutenção corretiva das rodovias do estado do Paraná. Por isso, liberou R$ 431 milhões, três vezes mais que o liberado no governo Bolsonaro no ano passado para fazer essa manutenção". Impasse Os contratos anteriores dos pedágios no Paraná terminaram em novembro de 2021. Desde então, os governos estadual e federal têm costurado o novo modelo de concessão. Em 2023, após a posse de Lula como presidente da República, Ratinho Junior tem participado de reuniões com o atual ministro dos Transportes, Renan Filho, para discutir o assunto. Na entrevista exclusiva à RPC, o governador disse que tem visto "boa vontade" do ministro para tentar definir o modelo o quanto antes, e espera até o final de março uma apresentação daquilo que o governo federal pretende adotar em relação aos pedágios no estado. Conforme Ratinho Junior, a União sinalizou a necessidade de reduzir a chamada curva de aporte da nova forma de concessão. Esse é um depósito em dinheiro que aumenta conforme o desconto oferecido pelas concessionárias no leilão das rodovias. Saiba mais Ratinho Junior diz que uso de câmeras por PMs dependerá de testes que serão iniciados com polícia rodoviária Sobrevivente de batida entre trem e ônibus da Apae sofre mal súbito e morre 12 dias após acidente No último modelo discutido, as concessionárias só começariam a pagar o aporte a partir de 13% de desconto em cima da tarifa base de cada trecho estabelecida para o leilão. O valor do depósito aumenta progressivamente. Por exemplo: se a tarifa base fosse R$ 10, e a concessionária oferecesse 15% de desconto, o valor pago pelo motorista seria de R$ 8,50 e a empresa teria que depositar R$ 150 milhões como aporte. Mais assistidos do g1 PR Leia mais em g1 Paraná.