RESULT

Pesquisa revela confusão ideológica entre petistas e bolsonaristas no eleitorado brasileiro

Levantamento do Datafolha aponta que identidade política no Brasil se organiza mais em torno de lideranças do que de posições claras entre direita e esquerda

Pesquisa revela confusão ideológica entre petistas e bolsonaristas no eleitorado brasileiro Créditos: Reprodução Internet

Pesquisa do Datafolha indica que parte significativa do eleitorado brasileiro apresenta contradições entre identidade partidária e posicionamento ideológico. Segundo o levantamento, 34% dos eleitores que se dizem petistas afirmam ser de direita ou centro-direita, enquanto 14% dos bolsonaristas se identificam como de esquerda ou centro-esquerda.

Identidade política supera a ideologia

De acordo com a pesquisa, 47% dos brasileiros se definem como de direita ou centro-direita, enquanto 28% se colocam como de esquerda ou centro-esquerda. Ao mesmo tempo, 40% declaram ser petistas e 34% afirmam ser bolsonaristas. Os dados revelam que a filiação simbólica a campos políticos nem sempre coincide com a autodefinição ideológica.

O levantamento ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 2 e 4 de dezembro de 2025, em 113 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Para classificar a identidade política, o Datafolha utilizou uma escala de 1 a 5, em que 1 e 2 representam bolsonaristas, 4 e 5 petistas, e 3 neutros. Já o posicionamento ideológico foi medido em uma escala de 1 a 7, que vai da esquerda à direita.

LEIA TAMBÉM:
>Bolsonaro passa por novo procedimento para bloquear nervo frênico em Brasília

>Lula lidera todos os cenários de 2026; Flávio Bolsonaro empata tecnicamente em 2º turno, diz Paraná Pesquisas

>Prima de Guto Silva tentou disputar vaga feminina no TRE-PR para 2026

Petistas à direita e bolsonaristas à esquerda

O cruzamento dos dados mostra que cerca de um terço dos petistas (34%) se diz de direita ou centro-direita. Outros 47% se identificam como de esquerda ou centro-esquerda, 9% se declaram de centro e 9% não souberam responder.

Entre os bolsonaristas, a identificação ideológica é mais consistente: 76% se colocam à direita ou centro-direita. Ainda assim, 14% afirmam ser de esquerda ou centro-esquerda, 8% dizem ser de centro e 2% não souberam se classificar.

Preferência partidária segue concentrada

Outro recorte da pesquisa, divulgado no domingo (28), mostra que o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lidera a preferência partidária, com 24% das citações. O PL, ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, aparece em segundo lugar, com 12%.

O PT mantém a liderança desde o fim dos anos 1990. Já o PL apresentou crescimento gradual desde 2021, quando passou a ser citado de forma consistente, atingindo agora o maior percentual da série histórica.

Apesar disso, 46% dos entrevistados afirmaram não ter partido favorito ou disseram não se identificar com nenhuma sigla, mantendo o grupo dos sem preferência partidária como maioria.

Acesse nosso canal no WhatsApp