Cras Céu amplia serviços à comunidade com ações para toda família
Também há novo programa: FamiliAção, que prevê a participação mais ativa dos pais
Por Bruno Rodrigo

A Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira (10), a abertura oficial da Praça Céu à comunidade. A unidade fica na Rua Caiçaras, n° 401, no bairro Santa Cruz. Na prática, a instituição contará com atividades gratuitas para os cascavelenses.
Isso significa que população vai poder participar de todos os serviços e atividades realizadas no Cras, como aula de informática com computadores todos novos, adquiridos com recursos do FIA (Fundo da Infância e Adolescência); bebeteca com leitura para os bebês; oficinas da primeira infância, cursos de internet para idosos, oficinas de elaboração de currículo, atividades esportivas como skate, quadra de esportes e também o futsal feminino com a parceria da equipe do Stein, e entre outros.
Na ocasião, também foi realizado o lançamento do Projeto “FamiliAção”, que será desenvolvido em todas as unidades da Proteção Social Básica (Cras e Centros de Convivência) no período noturno. O projeto visa promover a paternidade afetiva e o envolvimento de toda a família na construção de uma infância mais saudável. “Este é um programa que segue o nosso propósito, que é a integração das famílias. Nós precisamos despertar nas famílias, que é melhor dialogar, estar mais juntos, conviver, que os pais participem das atividades dos filhos, ou seja, estar mais presentes, isso transfere amor, ensinamento e conhecimento”, disse o prefeito Renato Silva.
A secretária de Assistência Social, Rose Vascelai, explica que a finalidade da iniciativa é a integração das famílias. "Normalmente nos nossos grupos as mulheres vêm, então por isso que a gente optou para ser no período noturno, para que os pais consigam participar, para que a família como um todo venha para esses momentos”.
As nove unidades dos Centros de Referência em Assistência Social de Cascavel atenderam no ano passado mais de 30 mil famílias. Só a unidade do bairro Santa Cruz fez 5 mil atendimentos em 2024. “Nosso objetivo maior é prevenir as situações de risco, a prevenção e é trabalhar com essas famílias junto com a criança e o pai. Essa é a grande novidade do FamíliAção é a gente trazer o pai, a gente vai fazer essa busca ativa voltada pra família como um todo", finalizou a coordenadora do CRAS Céu, Aline Petroli.