Copa do Brasil 2026: paranaenses conhecem duelos da segunda fase; veja confrontos
Cinco dos sete clubes do Paraná entram diretamente na segunda fase da Copa do Brasil 2026 e já sabem quem enfrentam no mata-mata nacional
Créditos: Fernando Teramatsu/MFC
A Copa do Brasil de 2026 chega com um formato ampliado e números recordes. A competição passa a contar com 126 clubes e 155 partidas, consolidando-se como o torneio mais democrático do futebol nacional. A decisão será em jogo único e encerrará oficialmente o calendário do futebol brasileiro. O campeão garante vaga direta na fase de grupos da Libertadores, enquanto o vice assegura presença na fase preliminar do torneio continental.
Nesta edição, o Paraná terá sete representantes. Cinco deles entram diretamente na segunda fase e conheceram seus adversários em sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quarta-feira (28), no Rio de Janeiro.
Havia a possibilidade de um confronto entre equipes paranaenses já nesta etapa, envolvendo Maringá e Azuriz, mas o sorteio evitou o duelo estadual. Vice-campeão paranaense, o Maringá enfrentará o Boavista, do Rio de Janeiro. Já o Azuriz, de Pato Branco, terá pela frente o Figueirense, de Santa Catarina, em confronto entre clubes da região Sul.
Esta será apenas a segunda participação do Azuriz na Copa do Brasil. Em 2022, o clube chegou à terceira fase e foi eliminado pelo Bahia.
Outro representante do Estado, o Londrina, retorna à competição nacional e enfrentará o Penedense, de Alagoas. O Operário de Ponta Grossa, atual campeão paranaense, ainda aguarda a definição do adversário, que sairá do confronto da primeira fase entre Betim (MG) e Piauí. O Cianorte, atual campeão da Taça FPF, terá pela frente o Anápolis. Será a sexta vez que o Leão do Vale vai disputar a Copa do Brasil – jogou em 2005, 2013, 2018, 2021 e 2024. Na última campanha, foi eliminado na primeira fase para o Corinthians.
FORMATO DA COPA DO BRASIL 2026
O regulamento da competição também sofreu alterações importantes. Da primeira até a quarta fase, os confrontos serão disputados em jogo único. Em caso de empate, a classificação será decidida nos pênaltis.
A partir da quinta fase, o torneio passa a adotar jogos de ida e volta. Entram diretamente nesta etapa os clubes da elite nacional, incluindo Flamengo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Grêmio, Internacional, Atlético-MG, Cruzeiro, Athletico-PR, Coritiba, Bahia, Vitória, Remo e Chapecoense.
Confira todos os confrontos da primeira e da segunda fase da Copa do Brasil 2026:
A Confederação Brasileira de Futebol também divulgou todos os duelos das duas primeiras fases da competição. As partidas serão disputadas em jogo único, com decisão por pênaltis em caso de empate no tempo normal.
América-MG x (América de Propriá-SE ou Tirol-CE)
(Ivinhema-MS ou Independente-AP) x Volta Redonda
América-RN x Grêmio Sampaio-RR
Anápolis x Cianorte
(Sampaio Corrêa-RJ ou Desportiva Ferroviária-ES) x Sport Recife
Ypiranga-RS x (Ji-Paraná-RO ou Pantanal)
Rio Branco-ES x Athletic-MG
Manauara-AM x Itabaiana-SE
Fortaleza x (Maguary-PE ou Laguna-RN)
Castanhal-PA x Guarani
Nova Iguaçu-RJ x Lagarto-SE
Ceilândia-DF x Jacuipense-BA
(Santa Catarina ou IAPE-MA) x Cuiabá
Novorizontino x Nacional-AM
Mixto-MT x Botafogo-PB
São Luiz/RS x Maranhão
Ceará x (Primavera/SP x Araguaína)
Joinville x CSA
São Bernardo x Atlético-BA
ASA-AL x Operário-MS
(Vasco-AC ou Velo Clube-SP) x Vila Nova-GO
Tombense x Oratório-AP
Caxias x Guarany de Bagé-RS
Operário VG-MT x Gazin-RO
Atlético-GO x (Primavera-MT ou Bragantino-PA)
Retrô-PE x Uberlândia
Boavista-RJ x Maringá
Trem-AP x Fluminense-PI
(Gama-DF ou Monte Roraima-RR) x Goiás
(Madureira ou Baré-RR) x ABC-RN
Águia de Marabá-PA x Independência-AC
Tuna Luso x Tocantinópolis
Juventude x (Galvez-AC x Guaporé-RO)
Londrina x Penedense-AL
Capital-TO x Manaus
Juazeirense-BA x Capital-DF
(Betim-MG ou Piauí) x Operário-PR
Imperatriz-MA x Amazonas
Figueirense x Azuriz
Sousa-PB x Santa Cruz-PE
CRB x (Porto-BA ou Serra Branca-PB)
Avaí x Porto Vitória
Portuguesa-SP x Altos-PI
Portuguesa-RJ x Maracanã-CE
