Ponto 14

Comissão especial formada por deputados paranaenses faz primeira reunião em Brasília para debater novo modelo de pedágio

Por Giuliano Saito


Parlamentares também se reuniram, junto a prefeitos do litoral, com o ministro dos transportes Renan Filho. Grupo tenta auxiliar tratativas para resolver impasse sobre novas concessões no Paraná. Parlamentares fizeram reunião na ANTT para debater pedágio do Paraná Divulgação A comissão especial de parlamentares do Paraná se reuniu pela primeira vez, nesta quarta-feira (22), para debater em Brasília (DF) o novo modelo de pedágio no estado, que continua indefinido. O encontro foi na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), junto ao diretor-geral Renan Vitalle e técnicos do órgão federal. O objetivo, segundo o grupo, foi discutir o modelo econômico do pedágio, para que ofereça tarifa barata e, ao mesmo tempo, tenha garantia de obras. Representando o Paraná estavam, além dos membros da comissão especial, os deputados estaduais Arilson Chiorato (PT) e Luiz Claudio Romanelli (PSD). A reunião na agência é considerada importante porque o órgão federal é o responsável por lançar o edital de licitação das rodovias federais. O modelo em debate prevê mais de 100 quilômetros de duplicações, além da construção de contornos e viadutos. Leia também: Entrevista: 'Não é um ultimato', diz Ratinho Junior sobre prazo dado ao governo federal para definição do novo pedágio do Paraná Um ano sem pedágio no Paraná: veja o que mudou Segurança: Ratinho Junior diz que uso de câmeras por PMs dependerá de testes Deputado do PT Arilson Chiorato diz que governo federal espera cessão de rodovias para definir novo modelo do pedágio Manutenção das estradas enquanto não há pedágio Após o encontro na ANTT, o grupo teve reunião com o ministro dos transportes, Renan Filho, para solicitar o apoio do Governo Federal na manutenção das BRs do estado enquanto um novo modelo de pedágio não entra em vigor. Prefeitos do litoral do estado participaram da reunião. Segundo o deputado estadual Arilson Chiorato, além do anuncio recente do Ministério dos Transportes de R$ 439 milhões para a manutenção das estradas federais, houve um novo anuncio nesta quarta (22) de mais R$ 284 milhões para construções e reparos nas estradas. O parlamentar, presidente do PT no Paraná, afirmou que do total de recursos anunciados, R$ 250 milhões estão empenhados para execução dos serviços. Um dos pedidos do setor produtivo é que o Paraná não tenha apenas manutenção corretiva das estradas, mas sim preventiva. Em entrevista à RPC na segunda-feira (20), o governador Ratinho Junior disse que enquanto não houver pedágio, o Governo Federal só deve realizar manutenções corretivas. Governador espera que definição do novo modelo de pedágio saia o quanto antes O fim das concessões O Paraná está sem pedágio nas rodovias do antigo Anel de Integração desde novembro de 2021. Depois do fim das antigas concessões, que durante 24 anos deixaram o estado com a tarifa mais alta do país, a manutenção das estradas ficou de responsabilidade do poder público. Em muitas rodovias federais, buracos deixam a viagem arriscada e perigosa. A demora para a formalização de um novo modelo, além da situação das estradas, tem preocupado o setor produtivo. A incerteza aumenta, também, no momento em que o Paraná vai colher quase 25 milhões de toneladas de grãos, a maior safra da história. Em primeira proposta de modelagem do Paraná, rodovias seriam divididas em seis lotes, para leilões individuais g1 PR Vídeos mais assistidos do g1 PR: Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.