Colorado recebe o Atlético Nacional pela Libertadores
O Internacional estreou com um empate diante do Bahia e busca a primeira vitória
Por Luciano Neves

Depois da estreia na Libertadores da América, os mais supersticiosos torcedores do Internacional fizeram uma analogia com outras duas participações do clube na competição. Nas edições de 2006 e 2010, o Colorado estreou na Liberta com empates pelo mesmo placar: 1 a 1, fora de casa. E nas duas situações fechou a Libertadores como campeão. Ou seja, para estes torcedores, o empate diante do Bahia pode ter sido o primeiro passo para a conquista do tricampeonato.
Mas o elenco colorado trabalha com os pés no chão. Até porque, o time faz parte do complicado Grupo F, que tem dois brasileiros e três campeões da América. Nesta quinta-feira (10), o Internacional faz o primeiro jogo no Beira-Rio pela competição e recebe o Atlético Nacional da Colômbia, às 19 horas, pela segunda rodada. O time colombiano foi o último time sem ser argentino ou brasileiro a vencer a Libertadores. Foi campeão no ano de 2016 e, nesta edição, estreou com uma boa vitória diante do Nacional do Uruguai por 3 a 0.
Mas o Inter aposta na boa fase com Roger Machado no campeonato. O Colorado, que foi campeão gaúcho neste ano, é o único time invicto na temporada de 2025. A equipe chegou a 15 jogos sem derrota. No último domingo, o Internacional derrotou o Cruzeiro por 3 a 0, no Beira-Rio, resultado que lhe rendeu a liderança do Campeonato Brasileiro. Roger celebrou o momento da equipe. “Desde o ano passado, é bom o momento coletivo que a gente vive. Mesmo trocando peças, a gente tem conseguido manter o nosso coletivo. Nesse momento do ano, ainda temos pouco tempo para trabalhar e mudar nossas estratégias. As características diferentes dos atletas que temos, além do tempo de trabalho que já somamos desde 2024, nos permite fazer trocas sem perder qualidade”, analisou o Roger.
Quem joga?
Roger Machado tem um bom problema no ataque. Isso porque tem alternado o comando de ataque: Enner Valencia e Rafael Borré. Na Libertadores da América contra o Bahia, o colombiano foi titular. Porém, no decorrer da partida, Roger trocou Borré por Valencia. E o equatoriano fez o gol de empate. Contra o Cruzeiro, no domingo passado, Enner Valencia começou como titular e marcou contra o Cruzeiro. Mas Borré entrou e também marcou.
Alan Patrick
Mas a grande fase do Colorado passa pelo excelente momento do camisa 10 e capitão Alan Patrick. Segundo os dados do Sofascore, Alan Patrick é o jogador da Série A com a maior nota na atual temporada, ostentando uma média de 7.70. Em 11 jogos, o atleta conta com sete participações em gols (quatro tentos e três assistências). No total, durante a sua segunda passagem pelo Internacional, ele atuou em 148 partidas, marcando 39 gols e somando 25 assistências. Além disso, Alan Patrick tem um aproveitamento de 65% nos dribles, acertando 17 de 26 tentativas, e de 79% nas finalizações (15 de 19 vezes). Suas atuações nesta temporada ajudaram o Inter a conquistar o Campeonato Gaúcho, seu primeiro título no clube. Ainda no Brasil, Alan Patrick também ergueu a taça da Libertadores, Copa do Brasil e Paulistão (2 vezes) com o Santos.
Créditos: Luciano Neves