Chuvas provocam transtornos e danos em diversas regiões do RS
Granizo, alagamentos e ventos fortes atingiram municípios entre sábado e domingo; famílias ficaram desalojadas e serviços públicos foram afetados

O Rio Grande do Sul registrou uma série de transtornos entre sábado (20) e domingo (21) devido às fortes chuvas que atingiram o Estado. Os acumulados variaram conforme o município e foram acompanhados por queda de granizo, alagamentos, destelhamentos, queda de árvores e interrupções em serviços públicos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve alerta de perigo potencial para chuvas ao longo do domingo.
No Litoral Norte, Tramandaí contabilizou 10 residências atingidas por vento e granizo. Segundo o vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil, Claudiomir da Silva, as famílias receberam lonas de cobertura e terão material para reposição dos telhados. Moradores registraram em vídeo a queda de granizo.
Na Região Central, Santa Maria registrou 78,2 milímetros de chuva, de acordo com a Defesa Civil. Houve alagamentos em residências nos bairros Noal, Parque Pinheiro Machado e Nova Santa Marta, que deixaram três famílias desalojadas. No Pronto Atendimento do bairro Patronato, infiltrações causaram o desligamento parcial da energia elétrica, resultando no fechamento da sala de emergência e redução nos atendimentos médicos e de enfermagem. Os moradores foram orientados a procurar a UPA 24 horas, no bairro Perpétuo Socorro. Também houve granizo na cidade, sem danos significativos.
Em Agudo, a Secretaria de Obras informou que várias localidades registraram mais de 120 milímetros de chuva em 24 horas. A força da água destruiu acessos provisórios sobre arroios e rios. Em Vila Boêmia, o arroio Corupá subiu e isolou cerca de 300 famílias. Algumas áreas só podem ser acessadas por estradas que passam pelo interior de Ibarama e Sobradinho.
Na Fronteira Oeste, a instabilidade também causou estragos. Alegrete registrou 121 milímetros e Uruguaiana, ao menos 98 milímetros de chuva. O Inmet informou que rajadas de vento chegaram a 86 km/h em Quaraí, 70 km/h em São Gabriel e 69 km/h em Alegrete. Apesar da intensidade, a Defesa Civil regional não reportou danos nessas localidades.
