Chuva retorna ao Paraná nesta quarta e deve persistir em Rio Bonito do Iguaçu
Após quatro dias de tempo firme, frente fria avança pelo Sul do país e traz chuva para várias regiões, sem risco de temporais severos
Créditos: Roberto Dziura/AEN
Depois de quatro dias de tempo firme, a chuva volta a atingir parte do Paraná a partir desta quarta-feira (12). Uma frente fria que se aproxima do estado deve provocar pancadas localizadas e de curta duração, principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Desta vez, não há previsão de temporais severos como os registrados no último fim de semana, quando tornados atingiram cidades da região Centro-Sul.
Em Rio Bonito do Iguaçu, que ainda se recupera da destruição causada por um tornado classificado como F3 na escala Fujita, a previsão indica chuva leve e frequente durante os próximos dias. A precipitação mais intensa deve ocorrer no domingo (16), mas sem risco de novos eventos extremos.
Mudança no tempo
Nesta terça-feira (11), o tempo ainda segue estável em todo o Paraná, com sol predominante e temperaturas que chegam aos 30°C nas regiões Norte e Noroeste. No Litoral, a nebulosidade é maior, mas sem registro de chuva.
Na quarta-feira (12), o amanhecer deve ser mais ameno no Centro-Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba, mas as temperaturas voltam a subir à tarde, ultrapassando os 30°C em algumas cidades do Norte.
As chuvas começam pelo Oeste e Sudoeste, ainda pela manhã, e se estendem para o Noroeste no período da tarde, com aumento das instabilidades próximas à divisa com o Mato Grosso do Sul.
“A previsão é de chuva localizada e de curta duração. É um sistema pré-frontal intensificado pelo calor e pela umidade na atmosfera”, explicou o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.
Alerta da Defesa Civil
Com o avanço da frente fria, a chuva deve se espalhar por todo o Paraná na quinta-feira (13). O boletim da Defesa Civil coloca a metade Oeste do estado em observação para tempestades isoladas, enquanto as regiões Norte e Leste estão sob baixo risco.
Na sexta-feira (14) e no sábado (15), o tempo segue instável, mas com chuvas de menor volume. A partir de domingo (16), meteorologistas monitoram uma nova área de instabilidade mais severa, que pode influenciar o tempo no início da próxima semana.
“Esperamos volumes menores que os da última frente fria, mas é importante acompanhar os alertas da Defesa Civil”, reforçou Jacóbsen.
