GCAST

Chuva forte provoca alagamentos e falta de energia elétrica em vários pontos de Cascavel

Segundo a Copel, ao menos 51 mil imóveis sofreram desligamento do fornecimento de energia elétrica no Estado. Em Cascavel são quase 900 unidades consumidoras que estão no escuro

Por Eliane Alexandrino

Chuva forte provoca alagamentos e falta de energia elétrica em vários pontos de Cascavel Créditos: Assessoria

Eliane Alexandrino/Cascavel

A frente fria voltou ao Paraná na madrugada desta quinta-feira (5), em quase todo o estado. A região Oeste registrou os maiores acumulados de chuva segundo o Instituto Simepar. 

Em Cascavel, vários pontos da cidade apresentaram fortes enxurradas, como na Rua Salgado Filho no Bairro Canadá, onde um veículo ficou ilhado. O rio que fica anexo a rua transbordou e alagou toda a via, a força da água foi tão intensa ao ponto de derrubar muros e arrastar o veículo que trafegava pelo local.

O motorista que tentava atravessar a rua ficou preso na enxurrada, o Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas ao chegar ao local o motorista já tinha saído do carro e apesar do susto, ele passa bem. A Transitar também enviou equipe para interditar e sinalizar o local. 

Vários pontos da cidade também foram registrados alagamentos, em alguns locais como na marginal da BR-277 que dá acesso a região do Lago Municipal, mais uma vez foi alagada. A baixada da Rua Pio XII no Bairro Neva também ficou intransitável por conta da forte enxurrada. 

De acordo com a Copel, ao menos 35 mil imóveis sofreram desligamentos durante a madrugada em Cascavel.  Em Cascavel são 879 unidades consumidoras, em Toledo são 1.065 imóveis, as equipes estão trabalhando para o restabelecimento da energia elétrica.

A Copel informou que aproximadamente 500 equipes de manutenção da companhia estão mobilizadas em todo o Paraná para restabelecer a energia elétrica de 51 mil clientes das cidades atingidas pelas fortes chuvas.  As rajadas de vento chegaram a 70 km/h acompanhadas de raios e algumas localidades até teve registro de granizo o que afetou a rede elétrica de várias regiões. 

A Defesa Civil de Cascavel emitiu uma alerta e reforçou que segue com os telefones de plantão ativos para atendimento da comunidade que precisar de ajuda, basta ligar no 199/193. Quem precisar poderá estar solicitando telhas e lonas com a Defesa Civil.

Segundo o Instituto Simepar, até às 9h da manhã desta quinta-feira (5) os maiores acumulados de chuvas foram registrados na região oeste do estado: São Miguel do Iguaçu com 97,4 mm, Foz do Iguaçu com 69,4 mm, Coronel Vivida com 64,4 mm, eCascavel com 63,2mm. Já na região de Guarapuava no Distrito de Entre Rios foram registrados 61,4mm de chuva. 

Maiores acumulados de chuva no Paraná até as 9h:

São Miguel do Iguaçu (97,4 mm)

Foz do Iguaçu (76,6 mm)

Cruzeiro do Iguaçu (69,4 mm)

Coronel Vivida (64,4 mm)

Cascavel (63,2 mm)

Distrito de Entre Rios, em Guarapuava (61,4 mm)

 

Copel alerta!

A Copel alerta que, em situações de temporais, é fundamental que se mantenha distância de locais onde haja fios caídos ou postes quebrados. Danos na rede de energia e falta de luz podem ser comunicados pelos canais digitais da Copel, como o aplicativo, o número de WhatsApp 41 3013-8973 ou em www.copel.com. Sem internet, é possível ainda enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora. Já situações de risco devem ser comunicadas através do telefone 0800 51 00 116.

 

Foto: Divulgação

 

Acesse nosso canal no WhatsApp